Capa da Página Promotor Eleitoral explica as regras impostas aos candidatos nas Eleições Municipais 2020 - - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 6º MIN 27º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

13/07/2020 às 08:43h

Promotor Eleitoral explica as regras impostas aos candidatos nas Eleições Municipais 2020

Facebook

As Eleições 2020 tiveram os prazos alterados em 1º de julho deste ano devido à pandemia do novo coronavírus. Além das datas do primeiro e do segundo turno, que ocorrerão em 15 e 29 de novembro, outros eventos foram postergados.

Entre eles, estão o período de convenções partidárias e definições de coligações; registro de candidaturas; elaboração do plano de mídia; início da propaganda eleitoral; além de primeiro e segundo turno. Prazos já expirados não serão alterados. A data da posse dos eleitos não foi alterada, ficando em 1º de janeiro de 2021.

Neste ano serão eleitos ou reeleitos candidatos para prefeito ou vereador e a campanha está prevista para iniciar em 27 setembro. Apesar disso, muitos interessados em ingressar na política já devem se preparar e ficar atentos aos prazos e regras do período eleitoral.

De acordo com a Justiça Eleitoral, os pedidos de registro de candidatura devem ser apresentados pelos partidos políticos aos respectivos juízes eleitorais até do dia 26 de setembro.

Sobre o assunto, a reportagem do JC Notícias conversou com o promotor eleitoral da comarca de Pará de Minas, Renato Vasconcelos, que explica quais as regras para os candidatos a um cargo político nas eleições deste ano. Ele começa destacando a propaganda eleitoral:

Clique e ouça promotor Dr. Renato Vasconcelos

O promotor explica que muitos candidatos se confundem quanto a questão específica de pedidos explícitos de votos e a acabam indiretamente cometendo os crimes eleitorais. Segundo ele, em Pará de Minas já ocorreram duas situações neste ano:

Clique e ouça promotor Dr. Renato Vasconcelos

Pelas novas regras, a tendência é de que as eleições deste ano sejam mais silenciosas e com menos gatos, pois algumas formas de propaganda que há tempos eram comuns, estão proibidas, como explica o promotor:

Clique e ouça promotor Dr. Renato Vasconcelos

Promotor Renato explica que pintar muros e colocar propaganda em outdoor estão proibidos. Os santinhos estão liberados:

Clique e ouça promotor Dr. Renato Vasconcelos

Em Pará de Minas estão cadastrados 63.700 eleitores.

Por Sérgio Viana

Fotos Arquivo Espacial FM


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: