11/05/2026 às 08:39h
A discussão sobre novos modelos de ensino voltou ao centro do debate em Minas Gerais. Foi encaminhado, no último mês, à Assembleia Legislativa o projeto de lei que propõe a criação do Programa das Escolas Cívico-Militares na rede estadual.
A ideia é unir esforços da área da educação com instituições militares para reforçar aspectos como disciplina e organização no ambiente escolar sem interferência no conteúdo pedagógico. Pelo texto, a adesão das escolas será voluntária e dependerá da aprovação da própria comunidade escolar, além de critérios como vulnerabilidade da região, desafios na gestão e desempenho educacional.
O tema, no entanto, divide opiniões e foi para entender esse cenário que a equipe de reportagem do JC Notícias foi às ruas de Pará de Minas para ouvir a população.
A moradora do bairro Dom Bosco, Márcia Oliveira, vê a proposta com bons olhos. Para ela, iniciativas como essa ajudam na formação e contribuem para um ambiente com mais respeito:
Clique e ouça Márcia Oliveira
Por outro lado, há quem veja a medida com cautela. A professora e pesquisadora Bianca Ferreira, do bairro Providência, acredita que é preciso atenção para que o modelo não interfira nos conteúdos ensinados e no papel da escola como espaço de formação crítica:
Clique e ouça Bianca Ferreira
Enquanto o projeto ainda será analisado pelos deputados, a discussão segue aberta e mobiliza diferentes perspectivas. Entre expectativas e preocupações, a proposta deve continuar gerando debates nos próximos meses, principalmente entre educadores e famílias do estado.
Por Sarah Faria
Foto: Banco de imagem Freepik
13/08/2026 - Metodologias ativas ganham espaço e reforçam um novo olhar sobre a educação infantil
13/08/2026 - Reclamações sobre pessoas em situação de rua aumentam no Centro de Pará de Minas
12/08/2026 - Como impor limites aos filhos sem gritos ou castigos físicos?
12/08/2026 - Saiu o novo IDEB 2025: saiba o desempenho das escolas públicas de Pará de Minas
11/08/2026 - Sujeira e descarte irregular de lixo geram reclamações no Centro de Pará de Minas
11/08/2026 - 2ª Edição do Street Louvor será realizado na Praça Torquato de Almeida