Uma busca rápida nas redes sociais mostra que conteúdos sobre as bonecas hiper-realistas chamadas de “bebês reborn” têm se tornado assunto em diversos ambientes, seja como memes ou em debates sobre saúde mental.
Semelhantes aos de bebês de verdade, no peso, nos fios de cabelo e pintados à mão, veias visíveis na pele maleável e aparência incrivelmente realista, essas bonecas têm valores que vão de R$ 800 e até mais de R$ 10 mil, a depender da exigência do cliente.
Para comentar essa relação, o JC Notícias conversou com a psicóloga, psicanalista e professora universitária, Ana Luísa Ribeiro, a qual destacou que esse comportamento pode ser explicado pelos adventos da pós-modernidade:
Clique e ouça Ana Luisa Ribeiro
Em plataformas como Instagram e TikTok, diversos perfis de colecionadoras das bonecas divulgam por meio de vídeos interações em suas rotinas ao lado dos bebês reborn. Ana Luisa Ribeiro também destaca até que ponto esse tratamento pode ser visto como possíveis questionamentos sobre saúde mental e influência de comportamentos:
Clique e ouça Ana Luisa Ribeiro
As 'bebês reborn' começaram a ganhar popularidade nos anos 1990 — tanto como brinquedos e itens de coleção, como para ajudar em processos terapêuticos específicos. Ainda de acordo com a professora universitária, o uso da boneca precisa ser escutado na singularidade de cada caso, podendo ser entendido como um sintoma cultural. Não se trata de ridicularizar mas de entender o sintoma oculto nessa demanda: o desejo de um filho ideal – silencioso, obediente, sem adoecimento, passivo.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
27/01/2025 - 192 VoIP; Samu reforça uso de aplicativo para solicitar atendimento
27/01/2025 - Infiltração de água das chuvas preocupa pacientes da Maternidade de Pará de Minas
24/01/2025 - 3ª edição: Jogos Abertos de Pará de Minas movimentarão quadras e espaços da cidade
24/01/2025 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural
24/01/2025 - Resultado positivo no Enem é comentado por aluna destaque na redação
24/01/2025 - Consignado Folia; Sicoob Ascicred lança primeira campanha do ano
24/01/2025 - Fechamento do Colégio São Francisco é oficializado em Pará de Minas
23/01/2025 - Sol, chuva, calor? O que esperar do clima no verão em 2025