30/05/2025 às 07:29h
Com a intensificação da vacinação contra a influenza, muitas pessoas têm dúvidas — e até receios — sobre possíveis reações ao imunizante. Embora os efeitos colaterais sejam, na maioria dos casos, leves e temporários, é importante entender por que eles ocorrem, quais são os mais comuns e quem tem maior chance de apresentar essas respostas do organismo.
Para entender mais sobre o assunto, nossa reportagem conversou com a enfermeira chefe do setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Juliana Viana. Ela explicou que as reações são uma resposta natural do sistema imunológico ao contato com os componentes do imunizante.
A vacina contra a influenza é feita a partir de vírus inativados, ou seja, mortos, que não causam a doença, mas estimulam o corpo a produzir anticorpos. Esse processo pode gerar algumas reações que são sinais de que o organismo está reagindo:
Clique e Ouça Juliana Viana
As reações mais frequentes após a aplicação da vacina da gripe incluem: dor, vermelhidão ou inchaço no local da aplicação; febre baixa; mal-estar geral; dor de cabeça; e dores musculares leves.
Quanto às pessoas mais suscetíveis às reações estão aquelas com histórico de alergia a componentes da vacina, como a proteína do ovo, que podem ter maior risco de reações adversas, embora os imunizantes mais modernos já reduzam bastante esse risco.
Além disso, indivíduos com o sistema imunológico mais sensível, como crianças pequenas e idosos, também podem apresentar respostas mais visíveis ao imunizante — o que não significa que devam evitar a vacinação.
No caso do imunizante contra a gripe, por exemplo, o Ministério da Saúde recomenda a vacinação para pessoas com mais de seis meses de idade:
Clique e Ouça Juliana Viana
É importante destacar que os benefícios da vacinação superam amplamente os riscos. A gripe pode causar complicações sérias, especialmente em pessoas vulneráveis. Em Pará de Minas, as doses estão disponíveis em todas as UBS’s.
Por JC Notícias
Foto: Espacial FM
09/07/2025 - Atleta comemora triunfo e fala da adesão pela corrida de rua em Pará de Minas
09/07/2025 - ProUni: divulgado o resultado da primeira chamada do segundo semestre
09/07/2025 - Baixa umidade do ar e uso de telas aumentam diagnósticos da síndrome do olho seco
09/07/2025 - Tradicional festa de Pará de Minas do mês de setembro já tem data para acontecer
08/07/2025 - Centro de Hemodiálise amplia atendimento em Pará de Minas com inauguração de nova sala
08/07/2025 - Abertas as inscrições para o Projeto Bombeiro Mirim
08/07/2025 - Trânsito da Rua Manoel de Souza passará por duas mudanças!
07/07/2025 - Onde está Reginaldo? Esse foi o tema do Comentário de Hélverte Moreira
07/07/2025 - Pará de Minas volta a promover a Marcha para Jesus neste ano