Nessa quarta-feira (28/1) e hoje (29), a Paróquia de São Pedro, em Pará de Minas, recebeu as relíquias de São Vicente de Paulo, o gigante da caridade. Durante a peregrinação na cidade, foram realizadas 3 missas, sendo duas na Igreja de São Pedro, ontem à noite e na manha desta quinta, e uma no Lar de idosos Cidade Ozanan, do bairro JK.Na Cidade Ozanan, a missa ocorreu às 15h. Presidida pelos Padres Edson e João Luiz, a celebração contou com os idosos da entidade, além de membros da Sociedade São Vicente de Paulo, que tiveram a oportunidade de estarem próximos as relíquias que peregrinam pelo Brasil desde 2024, as quais são divididas em fragmento de uma costela de São Vicente, um pedaço de uma veste litúrgica e uma carta original escrita por ele para Santa Luísa de Marillac, em maio de 1630.
Na carta, São Vicente aconselha Santa Luísa a ler o ‘Tratado do Amor de Deus’, destacando a verdade de que Deus é amor e deseja que nos aproximemos dele por meio do amor.
Nossa reportagem esteve na Cidade Ozanan e conversou com Leda Gonçalves, presidente da instituição, a qual destacou a importância de receber as relíquias no lar de idosos:
Clique e ouça Leda Gonçalves
A principal relíquia de São Vicente fica na França, na Casa Mãe dos Padres Lazaristas. Já as relíquias peregrinas saíram de Nápoles, na Itália e passaram por várias cidades. O relicário chegou no Centro-Oeste Mineiro, na última segunda-feira (26), onde passa por paróquias da Diocese de Divinópolis. Na manhã desta quarta (29), as relíquias saem de Pará de Minas e seguem para Igarapé.
Padre Edson, da cidade de Curitiba, no Paraná, custódio portador das relíquias e coordenador da peregrinação, destacou a importância do relicário:
Clique e ouça Padre Edson
A visita integra uma peregrinação nacional que celebra os 400 anos da Congregação da Missão. São Vicente de Paulo é padroeiro das obras de caridade da Igreja Católica e fundador da instituição.
Por Sérgio Viana/Com Informações da Diocese de Divinópolis
Foto: Espacial FM/Diocese Divinópolis.
01/08/2025 - Mais de 3.900 eleitores devem ir às urnas no próximo domingo em São José da Varginha
01/08/2025 - Sicoob Credirural é reconhecida entre as maiores cooperativas de MG
31/07/2025 - O sucesso dos mercadinhos de bairro diante da concorrência das grandes redes
31/07/2025 - Sicoob Credirural doa aparelhos de TVs e máquinas de senhas para o HNSC
31/07/2025 - Corpo de Bombeiros realiza Simulado de Incêndio na UPA de Pará de Minas
31/07/2025 - Após condenação de pais, advogado alerta sobre exposição de filho nas redes sociais
30/07/2025 - Pais aproveitam férias escolares para brincar com os filhos no Bariri