16/09/2025 às 08:50h
Prefeituras de municípios cortados pelo Rio Paraobepa na Região Metropolitana de Belo Horizonte, emitiram um alerta para a população não pescar, consumir ou comercializar peixes retirados do rio até que os laudos laboratoriais apontem a causa da mortandade registrada desde a última semana.
A Prefeitura de Esmeraldas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, segue apurando a mortandade de peixes no Rio Paraopeba. Segundo o município, animais mortos foram encontrados em diferentes pontos do curso d’água que atravessa a cidade. O Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) já foram notificados pela administração municipal.
Paralelamente, equipes do Comitê da Bacia do rio Paraopeba e da administração municipal estão acompanhando a situação diretamente no local. A Prefeitura de Esmeraldas, em conjunto com os demais municípios da bacia, segue monitorando a ocorrência e atuando para que uma solução seja alcançada com a maior rapidez possível.
Um vídeo divulgado nas redes sociais mostrou vários peixes mortos às margens do rio Paraopeba, em um local conhecido como Fazenda da Ponte, em Esmeraldas.
Com informações do O Tempo
25/11/2025 - Sindicato da Construção Civil realiza as negociações salariais para 2026
25/11/2025 - Vigilância Epidemiológica de Pará de Minas alerta produtores rurais no combate a dengue
24/11/2025 - Funcionários da obra do novo fórum reclamam de atrasos de salário
24/11/2025 - Câmara quer explicações sobre multas por meio do Olho Vivo!
21/11/2025 - A história da Lais, que ficou internada por 198 dias no HNSC, foi destaque no JC