Tira casaco e bota casaco, é chuva forte em uma hora e calor intenso na outra. Esse período marcado por mudanças rápidas no tempo tem chamado a atenção de muita gente, inclusive da educadora ambiental Sônia Naime, que explica que parte dessa instabilidade pode estar ligada a uma transição no clima global: o enfraquecimento da La Niña e a possibilidade de formação do El Niño nos próximos meses:
Clique e ouça Sônia Naime
O fenômeno acontece quando as águas do Oceano Pacífico ficam mais quentes do que o normal, alterando o comportamento da atmosfera e influenciando o clima em diversas regiões do planeta. As previsões indicam que o fenômeno ainda está sendo monitorado, mas as chances de formação aumentam ao longo de 2026, como destaca a especialista:
Clique e ouça Sônia Naime
Se ele se confirmar, o impacto pode ser sentido também no Brasil e em Minas Gerais, por exemplo, onde ocorrerá períodos de calor mais intenso e mudanças no padrão das chuvas, afetando desde o cotidiano nas cidades até atividades como a agricultura e diversos outros setores.
Por: Sarah Faria
Foto: Arquivo Espacial FM
03/06/2025 - População na zona rural aumentou em Pará de Minas
03/06/2025 - Renomado artista pará-minense doa exemplares para acervo público em Pará de Minas
03/06/2025 - Empresário alerta sobre golpe relacionado ao gás de cozinha em Pará de Minas
03/06/2025 - IMA orienta produtores rurais e apresenta medidas para enfrentar a gripe aviária
02/06/2025 - Base da Guarda Municipal pode mudar para o bairro Providência
02/06/2025 - Fazendinha de recuperação pede ajuda da população para manutenção dos trabalhos
02/06/2025 - Preço do feijão-carioca cai e consumo se sustenta após fechamento de safra agrícola