Tira casaco e bota casaco, é chuva forte em uma hora e calor intenso na outra. Esse período marcado por mudanças rápidas no tempo tem chamado a atenção de muita gente, inclusive da educadora ambiental Sônia Naime, que explica que parte dessa instabilidade pode estar ligada a uma transição no clima global: o enfraquecimento da La Niña e a possibilidade de formação do El Niño nos próximos meses:
Clique e ouça Sônia Naime
O fenômeno acontece quando as águas do Oceano Pacífico ficam mais quentes do que o normal, alterando o comportamento da atmosfera e influenciando o clima em diversas regiões do planeta. As previsões indicam que o fenômeno ainda está sendo monitorado, mas as chances de formação aumentam ao longo de 2026, como destaca a especialista:
Clique e ouça Sônia Naime
Se ele se confirmar, o impacto pode ser sentido também no Brasil e em Minas Gerais, por exemplo, onde ocorrerá períodos de calor mais intenso e mudanças no padrão das chuvas, afetando desde o cotidiano nas cidades até atividades como a agricultura e diversos outros setores.
Por: Sarah Faria
Foto: Arquivo Espacial FM
17/07/2026 - Prefeitura de Pará de Minas adia concurso público para 2027
15/07/2026 - Uso excessivo da tecnologia impulsiona busca por padrões estéticos e acende alerta
15/07/2026 - Ampliação de CMEI vai criar novas vagas na educação infantil em Pará de Minas
14/07/2026 - Direito da Família foi o tema do Comentário de Hélverte Moreira
14/07/2026 - Motociclista fica ferido em colisão traseira na MG-050, em Carmo do Cajuru