12/03/2026 às 08:58h
Desenvolvida no berço do Ciclo do Ouro na região, Pará de Minas, mantém parte da sua história com diversos casarões e Patrimônios Tombados pelo Município.
A partir de meados do século XVIII, as vilas mineiras começaram a se preocupar em pavimentar as ruas principais do núcleo urbano. Todas elas passaram a ter o mesmo tipo de calçamento em pedras miúdas e arredondadas.
Mesmo se expandindo territorialmente, em Pará de Minas ainda é possível encontrar vias nesse formato de calçamento. Outro fator que chama atenção são as residências que preservam características de décadas e até séculos atrás.
Percorrendo a Várzea, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora de Lourdes, Vila Raquel, Coração de Jesus, e outras áreas localizadas no meio rural, como os Guardas, o cidadão pará-minense encontra vestígios de uma cidade que se moderniza, mas que ainda tem muito de seu passado
Mergulhado na história da cidade, Alaércio Delfino, que é historiador, conversou com o Jornal da Cidade e destacou o surgimento dos primeiros bairros da cidade, locais que com o passar dos anos sofreram alterações e receberam nomes de personalidades conhecidas pela população:
Clique e ouça Alaércio Delfino
Ainda de acordo com o historiador, a partir da década de 70, Pará de Minas recebeu um “boom” na sua expansão territorial. Período na qual, Fernando Antônio e o Geraldo Magela, moradores antigos da cidade, já se conheciam pela vizinhança do bairro Nossa Senhora das Graças, considerado um dos mais antigos:
Clique e ouça Moradores falam passado
O Museu de Pará de Minas foi a primeira moradia da cidade. Em 1780, Manoel Batista morou na casa que era tida como ponto para viajantes. Logo formaram as primeiras ruas na região conhecida como Centro.
O museu possui um acervo histórico para quem deseja conhecer mais sobre a formação dos primeiros habitantes da cidade. Documentos e livros revelam um passado de muita glória e um futuro de homens ilustres que dá ao Brasil.
E você tem uma história curiosa sobre algum local de Pará de Minas? Compartilhe no Instagram da Espacial FM.
Por JC Notícias
Fotos: JC Notícias
28/02/2025 - Festa em Família: Praça Torquato de Almeida recebe Folia dos Fios Brancos
28/02/2025 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural!
28/02/2025 - Confira o que abre e fecha durante o Carnaval em Pará de Minas
28/02/2025 - Oportunidade: Sine de Pará de Minas abre inscrições para cursos profissionalizantes
27/02/2025 - Público aguarda premiação de obra de cinema brasileira no Oscar 2025
27/02/2025 - Em clima de folia; 96ª edição do Quinta no Museu celebra Carnaval
27/02/2025 - Inácio Franco apresenta planos para o imóvel usado pelo Colégio São Francisco
26/02/2025 - Programas Pé-de-Meia e Farmácia Popular; algo mudou após novo anúncio?