De segunda a sexta, das 8h as 17h
18/12/2025 às 07:27h
Conforme já informado pela Espacial, na última terça-feira (16/12), a Câmara Municipal de Pará de Minas rejeitou os projetos que tinham o objetivo de aumentar o IPTU e da Taxa de Coleta de Lixo.
As matérias geraram várias discussões e posicionamentos da maioria dos vereadores. No projeto que previa a revisão da taxa de coleta de lixo em 12%, a prefeitura alegou um déficit de mais de R$ 1 milhão com o serviço.
Já na outra matéria, o poder executivo pedia a atualização da Planta de Valores Imobiliários, que é a base de cálculo do IPTU. A proposta queria reajustar o valor venal dos imóveis, indicador que é usado como referência pelo Município para calcular o imposto. A revisão não seria padrão para todos e dependeria, principalmente, da localização da propriedade.
Mesmo com as explicações da prefeitura, os dois projetos foram rejeitados, por 14 a 2. Apenas Márcia Marzagão (PSDB) e Kadu Franco (PL) votaram a favor das matérias. Eles justificaram os votos:
Clique e ouça Márcia Marzagão
A maioria dos 14 vereadores que rejeitou os aumentos do IPTU e da Taxa de Coleta de Lixo também justificaram seus votos, como foi o caso de Gustavo Duarte (PSDB), Irene melo Franco (PV) e Cristiano Fernandes (REPUBLICANOS):
Clique e ouça Cristiano Fernandes
Durante a reunião, os vereadores aprovaram 13 importantes projetos para as áreas da Educação, Social e em Defesa das Mulheres, além de propostas orçamentárias, referentes a 2026, estimando a receita e fixa a despesa do município para o próximo exercício. Essas matérias podem ser conferidas na íntegra no site da Câmara.
Com a votação dos 15 projetos, os vereadores entram em recesso parlamentar e somente terão reuniões ordinárias a partir do dia 10 de janeiro. A posse da nova Mesa Diretora deve ocorrer no dia 6 do mesmo mês, em horário a ser confirmado.
Por Sérgio Viana
Foto: Espacial FM
10/01/2025 - Ascipam empossa nova diretoria para o biênio 2025/2026
10/01/2025 - Reforma: Câmara Municipal intensifica obras de melhorias do espaço
09/01/2025 - Major Aelson José de Oliveira é o novo comandante da 19ª Companhia da PM
09/01/2025 - Premiação de filme brasileiro é comentada por produtor cultural pará-minense
09/01/2025 - Liquidaço: Ascipam promove três dias de promoção no comércio pará-minense
09/01/2025 - Entidades reforçam alerta com a chegada de chuvas mais intensas nos próximos dias
09/01/2025 - Solenidade marca apresentação de nova gestão da Guarda Civil Municipal
08/01/2025 - Uso abusivo de ansiolíticos ascende alerta para os cuidados com a saúde mental
08/01/2025 - Compra da sorte Digital; Ascipam entrega premiações da última etapa de 2024
08/01/2025 - Chuvas causam quedas de árvores e postes em Ascensão
Atendimento:(37) 3236-0105
Rua Major Manoel Antônio, 208
Centro, Pará de Minas, MG
CEP: 35660-010
De segunda a sexta, das 8h as 17h
