23/05/2025 às 08:34h
A baixa adesão às campanhas de vacinação tem preocupado a Secretaria de Saúde de Pará de Minas. O Negacionismo é um dos problemas enfrentados pelo aumento da cobertura vacinal que atingiu apenas 40% do público estimado.De acordo com Ministério da Saúde, a meta é vacinar 80% do público-alvo. Se tratando das crianças, que são as maiores vítimas do agravamento na saúde por complicações da gripe, a baixa adesão de pais as campanhas é comentada pela Juliana Viana, coordenadora do setor de imunização em Pará de Minas:
Clique e ouça Juliana Viana
A vacinação contra o vírus da influenza é uma medida importante para evitar o agravamento dos sintomas da gripe e a lotação do sistema de saúde, conforme verificado em algumas unidades de saúde do município.
A imunização foi liberada para o público em geral e aplicada em todas as Unidades Básicas de Saúde de Pará de Minas e em ações pontuais em demais setores como escolas e empresas, é o que destaca a enfermeira Juliana Viana:
Clique e ouça Juliana Viana
Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, crianças menores de até 2 anos estão mais vulneráveis às síndromes respiratórias graves.
A vacinação é uma estratégia dos órgãos de saúde para minimizar o agravamento na saúde pública, já que o Município decretou situação de emergência devido ao aumento de casos de doenças respiratórias.
Na cidade estão disponíveis 24 salas de vacinas que funcionam das 7h30 às 15h30. O cidadão deve apresentar documento e cartão de vacina.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
02/10/2025 - Notificação de casos de sarampo no Brasil acende alerta para baixa cobertura vacinal
01/10/2025 - ONG SOS Bichinho encontrou uma forma criativa e solidária de custear as despesas
01/10/2025 - Secretário explica alto número de pacientes em espera para atendimentos na Saúde
01/10/2025 - Placas de final 4,5 e 6: CRLV passa a ser cobrado nesta quarta feira