15/07/2025 às 08:35h
A tuberculose representa um grave problema de saúde pública e permanece como uma das principais causas de óbito no mundo. Minas Gerais figura entre os estados com maior número de casos no Brasil, e o município de Pará de Minas apresenta significativa contribuição para esse cenário, exigindo vigilância constante e ações efetivas de enfrentamento.No município, seis casos de tuberculose foram registrados pela Secretaria Municipal de Saúde. Já o painel de Vigilância em Saúde do estado mostra que a cidade vive uma crescente de casos, como exemplo, o registro de 12 em 2020 e de 22 em 2024.
Com o objetivo de alinhar protocolos assistenciais em toda a rede municipal, a Secretaria de Saúde editou a Nota Informativa nº 02/2025. A Presidente da Comissão Técnica de Enfrentamento às Emergências em Saúde, enfermeira Viviane Carvalho, comenta a importância do documento:
Clique e ouça Viviane Carvalho
O documento contém estratégias de contenção, controle e orientações assistenciais, epidemiológicas e laboratoriais, tratamento da doença, seus principais sintomas, formas de transmissão e prevenção. Ela também informa a situação epidemiológica no Município.
Clique e ouça Viviane Carvalho
O tratamento da doença padronizado é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A realização do tratamento adequado é de suma importância para a qualidade de vida da população, podendo ser de até 6 meses, acompanhada pela equipe de saúde do município.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
02/09/2025 - Dias quentes e parques cheios: moradores começam a buscar locais para se refrescar
02/09/2025 - Pará de Minas pode ganhar pontos de coleta de resíduos eletroeletrônicos
01/09/2025 - Estudante de Pará de Minas é premiado com intercâmbio pelo governo de MG
01/09/2025 - Exigência do CRLV 2025 começa nesta segunda para veículos com finais de placa 1, 2 e 3
01/09/2025 - Secretaria de Saúde muda distribuição de fraldas geriátricas em Pará de Minas