17/07/2025 às 08:27h
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais informou na última terça-feira (15/7), a interdição cautelar dos glicosímetros e tiras reagentes da marca OK-PRO. A medida foi motivada por solicitação do Ministério Público, que questionou a segurança e eficácia dos produtos distribuídos no âmbito do SUS.
A medida suspende temporariamente a distribuição, dispensação e uso dos produtos mencionados, até que as análises de contraprova e as avaliações sanitárias sejam concluídas.
A interdição afeta várias cidades, incluindo Pará de Minas, já que em 2024, a Secretaria Municipal de Saúde chegou a comprar os produtos da marca, como confirma o atual secretário da pasta, Gilberto Denoziro. Ainda segundo ele, pacientes e profissionais chegaram a reclamar da eficácia da marca:
Clique e ouça Gilberto Denoziro
Após receber o comunicado da Secretaria de Saúde do Estado, para garantir a manutenção do tratamento de saúde dos pacientes portadores de Diabetes insulino-dependentes, residentes em Pará de Minas, o município realizou uma compra emergencial de tiras reagentes para aferição de glicemia capilar da marca ACCU-CHECK, como confirma o secretário:
Clique e ouça Gilberto Denoziro
O secretário explica que os pacientes que ainda tiverem em casa, glicosímetros e tiras dessa marca, não utilizem o material até que os novos produtos sejam adquiridos pelo município:
Clique e ouça Gilberto Denoziro
A expectativa é de que produtos da nova marca cheguem ao município em até duas semanas. Assim que recebidos, os insumos adquiridos serão imediatamente dispensados aos pacientes assistidos.
Em caso de dúvidas, os pacientes podem procurar as unidades básicas de saúde, a Farmácia Municipal Central, e as farmácias-polo, ou ainda entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde pelos telefones: (37) 3233 5800 ou 0800 940 9402.
Nota da empresa
A empresa BIOMOLECULAR TECHNOLOGY COMERCIO, IMPORTACAO, EXPORTACAO E DISTRIBUICAO DE MATERIAIS MEDICOS E LABORATORIAIS LTDA, inscrita no CNPJ 07.767.477/0001-46 – detentora do registro do sistema de monitoramento glicêmico OK PRO do fabricante Ok Biotech CO. Lt., em referência à publicação do portal JC Notícias da matéria com título “Secretaria orienta suspensão do uso de glicosímetros da marca OK-Pro” veem através desta nota esclarecer:
Até o presente momento, não houve qualquer confirmação de desvio de qualidade no sistema de monitoramento glicêmico OK PRO. Alguns testes iniciais apresentaram laudos insatisfatórios nos primeiros testes realizados pela FIOCRUZ/INCQS. Conforme a legislação sanitária vigente, as análises são divididas em várias etapas, necessitando a realização da contraprova para a conclusão final. Até que seja realizada a análise de contraprova, ou seja, uma nova rodada de testes - o processo permanece inconclusivo.
Informamos ainda que já solicitamos a análise de contraprova dos testes que motivaram a referida interdição que será realizada em breve na Fiocruz/INCQS, em conformidade com as disposições legais aplicáveis.
Já nos reunimos também com a Vigilância Sanitária Estadual visando um melhor entendimento sobre o rito e nos comprometemos a auxiliar no que for necessário, até que se realize o teste de contraprova que definirá, pela comprovação da qualidade dos produtos Ok Pro.
Estamos em contato permanente com a ANVISA e com a Secretaria do Estado de Saúde para verificar todos os trâmites necessários. Nosso objetivo é agilizar os testes de contraprova dos produtos que estão em quarentena e, desta forma, comprovar que o sistema de monitoramento glicêmico Ok Pro é confiável.
Os produtos Ok Pro possuem registros na ANVISA, certificações nacionais e internacionais, Certificado de Boas Práticas de Fabricação - ANVISA, certificado ISO 15107:2013 que estabelece os padrões de qualidade e verificação do desempenho analítico de sistemas de monitoramento glicêmico, conforme estabelecido na IN 24/2018 da ANVISA.
Lembramos que, ação cautelar consiste em uma medida preventiva que perdura até que seja realizada a última análise comprovando a qualidade dos produtos ou qualquer desvio de qualidade. Ainda não se trata de algo definitivo! Conforme estabelecido no código de saúde do Estado de Minas Gerais Lei 13.317/99 e Lei Federal 6437/77, o rito pericial não se encerra somente na primeira análise.
Reafirmamos o nosso compromisso com a saúde pública e segurança dos pacientes, bem como a confiabilidade e a alta qualidade do sistema de monitoramento glicêmico Ok Pro. Temos plena confiança em nossos produtos, que são desenvolvidos e produzidos seguindo as mais rigorosas normas técnicas e regulatórias.
Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais e para colaborar integralmente com as autoridades competentes. Outros esclarecimentos podem ser obtidos pelos canais de atendimento -WhatsApp (11) 94527-6394 e/ou e-mail sac@okbiotech.com.br
Por Sérgio Viana/Com informações da Prefeitura de Pará de MinasFoto: Arquivo Espacial FM
21/07/2025 - Recesso escolar: Saiba os principais cuidados ao adquirir pacotes de viagens!
21/07/2025 - Governo de Minas divulga calendário do licenciamento de veículos de 2025!
21/07/2025 - Denúncias de abuso e exploração sexual infantil crescem nos últimos 4 anos!
18/07/2025 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural!
18/07/2025 - Mutirão contra a dengue volta a acontecer nesta sexta-feira no bairro Providência
17/07/2025 - Corpo de Bombeiros orienta produtores no combate a incêndios florestais