18/09/2026 às 08:46h
Falar sobre saúde mental nem sempre foi fácil. Por muito tempo, o sofrimento emocional foi cercado pelo silêncio, pelo preconceito e até pela ideia de que pedir ajuda seria sinal de fraqueza. O Setembro Amarelo chega justamente para mudar essa percepção e lembrar que ouvir, acolher e buscar ajuda também são formas de cuidado.
E esse cuidado não precisa ser solitário. Em Pará de Minas, quem precisa de acompanhamento encontra atendimento por meio da Rede de Atenção Psicossocial, a RAPS, que reúne diferentes serviços para atender crianças, adolescentes e adultos de acordo com cada necessidade.
A estrutura conta o CAPSi, voltado ao público infantojuvenil; o CAPS II; e o CAPS AD, especializado em questões relacionadas ao uso de álcool e outras drogas. A rede também inclui a Residência Terapêutica, o Centro de Convivência de Saúde Mental e Cultura Caminho da Esperança e profissionais de psicologia que atuam nas Unidades Básicas de Saúde.
Segundo Raiane Couto, coordenadora da RAPS, o fundamental é que a porta de entrada para esse cuidado seja cada vez mais acessível:
Clique e ouça Raiane Couto
Dentro dessa rede, o Centro de Convivência, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, aposta em atividades abertas ao público que vão além do atendimento tradicional. Utilizando as oficinas como ferramentas para estimular a autonomia, a interação e a reabilitação psicossocial, como explica Helen Borges, coordenadora do espaço:
Clique e ouça Helen Borges
A procura pelos serviços também mostra a dimensão desse trabalho. Atualmente, cada um dos três CAPS realiza mais de 3 mil procedimentos. E quem passa pelo atendimentto também carrega histórias que ajudam a mostrar a importância de uma rede de apoio, como no caso de Márcia da Silva, usuária do CAPS II:
Clique e ouça Márcia da Silva
Mais do que uma campanha de um mês, o Setembro Amarelo vem no intuito de reforçar uma mensagem que vale durante todo o ano: o sofrimento emocional merece atenção, e pedir ajuda não é sinal de fraqueza, é um passo para o cuidado.
Por Sarah Faria
Foto: Prefeitura de Pará de Minas
23/06/2026 - Proibição de venda de fogos de artifício com estampido
23/06/2026 - Pará de Minas se prepara para mais uma edição do JEPAM e JEPAMZINHO
23/06/2026 - Projeto Ler para Tecer transforma leitura em encontro em Pará de Minas
23/06/2026 - AEAPAM promove seminário sobre inovações na construção civil nesta terça-feira
23/06/2026 - Ouvinte do bairro Padre Libério faz apelo por cirurgia na coluna através do SUS
22/06/2026 - Procura por roupas de Festas Juninas impulsiona vendas no comércio
19/06/2026 - Cavalgada de Pará de Minas acontece neste domingo