Capa da Página Setembro verde: campanha promove a conscientização sobre o transplante de medula óssea no Brasil - - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 15º MIN 29º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

28/09/2020 às 08:15h

Setembro verde: campanha promove a conscientização sobre o transplante de medula óssea no Brasil

Facebook

O número de doações de medula óssea caiu 30% de janeiro a julho com relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com informações do Registro de Doadores de Medula Óssea no Brasil (Redome). Neste ano foram cadastrados 136.754 novos doadores, totalizando 5.212.391 doadores cadastrados no sistema.

Atualmente há 850 pacientes na fila de espera para o transplante de medula com a doação de não aparentados, ou seja, aquelas em que o doador não tem nenhum grau de parentesco com o receptor.

Para chamar atenção sobre a importância da doação de medula óssea e de outros órgãos, o mês de setembro é destacado com a cor verde e por meio da campanha Setembro Verde são realizadas ações e eventos para a conscientização da população sobre a importância da doação.

Nesse cenário, a reportagem do Jornal da Cidade conversou com Shirley Souza, relações-públicas do Hemominas de Divinópolis. Em entrevista, ela destaca a necessidade das pessoas contribuírem para o transplante de medula e como é possível contribuir com a causa:

Clique e ouça Shirley Sousa

Shirley reafirma que doar medula óssea é um gesto de solidariedade e que salva muitas vidas:

Clique e ouça Shirley Sousa

Para ser doador de medula é preciso ter entre 18 e 55 anos, estar em bom estado geral de saúde, não ter doença infecciosa ou incapacitante, não ter câncer, doenças no sangue ou do sistema imunológico. Algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisado caso a caso.

Para saber mais informações, ligue para o Hemominas de Divinópolis pelo telefone: (37) 3216-6500.

Por Henrique Silva | Agência Brasil

Fotos: Agência Brasil


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: