Capa da Página Sobe para 18 o número de casos confirmados de coronavírus em Pará de Minas - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 9º MIN 26º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

26/05/2020 às 08:44h

Sobe para 18 o número de casos confirmados de coronavírus em Pará de Minas

Facebook

Nessa segunda-feira (25), a Secretaria Municipal de Saúde de Pará de Minas divulgou mais um boletim referente aos casos de coronavírus na cidade. De acordo com a pasta, 545 casos foram notificados, 80 estão em acompanhamento, 78 foram descartados, 6 estão em análise e 465 pessoas já se recuperaram da doença no município.

Ainda segundo a Secretaria Municipal de Saúde, subiu para 18 o número de pacientes que testaram positivo para COVID-19, em Pará de Minas. O caso confirmado trata-se de uma enfermeira do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC).

Nessa segunda-feira (25), os casos da enfermeira e de uma possível médica contaminada repercutiram nas redes sociais. Diante da repercussão, o hospital se posicionou quanto o assunto, a fim de evitar alarde e interpretações erradas dos fatos.

Em nota, o Hospital Nossa Senhora da Conceição informa que uma profissional de Enfermagem da unidade atestou positivo para a Covid-19. Ela estava afastada das atividades para se recuperar de um quadro de dengue e retornaria no último dia 22. No entanto, antes do retorno, começou a apresentar sintomas suspeitos de coronavírus e ao realizar o teste rápido, foi diagnosticada com a síndrome respiratória.

O HNSC reforça que, em momento algum, a profissional teve contato com pacientes, incluindo aqueles que estão isolados na área exclusiva para pacientes com suspeita ou confirmação de coronavírus. A enfermeira está em casa, passa bem e segue sendo monitorada pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo hospital, através da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).

Quanto à médica que participa da complementação de estudos, processo conhecido como Revalida, o HNSC informa que ela voltou de Fortaleza no início de maio e apresentou sintomas respiratórios suspeitos. Seguindo protocolo de atendimento, ela realizou o exame e foi diagnosticada com Covid-19. A profissional de saúde passou pelo tratamento e, conforme análise clínica e laboratorial, se recuperou da doença.

Vale ressaltar que, assim como a enfermeira, ela não teve contato com pacientes da Instituição. Outros profissionais que conviviam com ela na mesma residência cumpriram a quarentena em casa, conforme prevê as diretrizes do Ministério da Saúde, e também não tiveram contato com pacientes internados no HNSC.

Números pelo país

O Brasil alcançou nessa segunda-feira (25) o total de 153.833 pessoas curadas do coronavírus. O número representa 41% do total de casos confirmados atualmente (374.898). Até o momento, o país registra 23.473 óbitos.

Atualmente, São Paulo concentra a maior parte das mortes com 6.220. Em Minas Gerais, segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde, o número de falecimentos por coronavírus subiu para 230. No estado mineiro, 6.962 casos foram confirmados e 3.467 já se recuperaram.

Entre os óbitos em consequência do coronavírus na Região Centro-Oeste, as cidades de Carmo do Cajuru e Divinópolis tem dois casos da doença, enquanto os municípios de Piumhí, Nova Serrana, Capitólio, Martinho Campos e Bom Despacho aparecem com uma morte cada.

Por JC Notícias

Foto: Rádio Espacial FM / Divulgação


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: