07/08/2026 às 07:36h
Em meio à dor da perda, um gesto de solidariedade foi capaz de transformar vidas. Essa corrente de esperança se concretizou na última quarta-feira (5/8), quando o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em parceria com o MG Transplantes, realizou mais uma captação de órgãos.
Antes que a doação aconteça, todo o processo segue protocolos rigorosos para a confirmação da morte encefálica, com exames e avaliações realizados por equipes especializadas. Somente após esse diagnóstico é que a família é consultada sobre a possibilidade da doação. Com a autorização, o MG Transplantes coordena toda a logística para a captação e a distribuição dos órgãos de acordo com a compatibilidade e a fila de espera.
A enfermeira coordenadora do CTI do HNSC, Ronilda Santos, destaca que, além dos procedimentos técnicos, o cuidado com os familiares é parte essencial desse processo, garantindo acolhimento e respeito em um dos momentos mais delicados para qualquer família:
Clique e ouça Ronilda Santos
Nesta captação, foram doados fígado, rins e córneas, beneficiando cerca de quatro pessoas. Um trabalho que envolve diferentes profissionais e instituições, mas que só se torna possível graças à sensibilidade de quem, mesmo diante do luto, escolhe dizer sim à vida.
A cirurgiã geral Ana Luiza Pires reforça que a decisão da família é indispensável para que a doação aconteça e lembra que conversar sobre esse desejo ainda em vida pode tornar esse momento um pouco mais fácil:
Clique e ouça Ana Luiza Pires
h- A orientação é simples, mas pode fazer toda a diferença: manifeste à sua família o desejo de ser doador de órgãos. Uma conversa antecipada pode proporcionar uma nova oportunidade para quem aguarda ansiosamente por um transplante.
Por Sarah Faria
Foto: HNSC/Divulgação
30/04/2026 - Leitura digital cresce com plataforma do MEC, mas livro físico segue essencial
30/04/2026 - Sine abre inscrições para novos cursos gratuitos de qualificação
29/04/2026 - Depois da Páscoa, desafio é retomar a rotina e equilibrar o consumo de chocolate
29/04/2026 - Curso gratuito de cuidador de idosos abre novas oportunidades em Pará de Minas
29/04/2026 - Exposição resgata trajetória e obras inéditas de Sica em Pará de Minas
29/04/2026 - Pará de Minas investe mais de R$ 2 milhões para reforçar sinalização no trânsito
28/04/2026 - Dia Mundial da Educação foi tema do Comentário de Hélverte Moreira
28/04/2026 - Cinebiografia de Michael Jackson bate recorde e inspira artista de Pará de Minas
28/04/2026 - Banda de Pitangui se prepara para disputar Campeonato Mundial no México, em junho