19/10/2026 às 08:28h
Dados da Organização Mundial da Saúde, mostram que mais de 2,5 bilhões de pessoas no mundo necessitam de algum tipo de tecnologia assistiva, como cadeira de rodas, aparelho auditivo ou prótese, mas cerca de um bilhão ainda não têm acesso ao que precisam.
No Brasil, o SUS é responsável pela aquisição e distribuição de grande parte desses recursos. Em Pará de Minas, esse acesso passa pela Secretaria Municipal de Saúde que encaminha os pacientes para o Centro Especializado em Reabilitação da APAE, o CER IV.
O serviço atende pessoas com deficiências intelectual, física, auditiva e visual, visando proporcionar mais autonomia, mobilidade e qualidade de vida, como explica Mayra Baêta, responsável técnica da Junta Reguladora:
Clique e ouça Mayra Baêta,
Depois da avaliação e da indicação de um profissional, o paciente é direcionado para o atendimento adequado. A gerente de Saúde do CER IV, Thaís Noronha, explica como funciona todo esse fluxo durante a reabilitação:
Clique e ouça Thaís Noronha
E, para quem recebe um desses recursos, o acompanhamento pode fazer parte de uma mudança importante na rotina, como no caso de Geraldo de Assis Gonzaga, de 90 anos, que utiliza uma prótese na perna há cerca de sete meses:
Clique e ouça Geraldo de Assis Gonzaga,
Além de Pará de Minas, o centro também recebe pacientes encaminhados de outros municípios da região. Para os interessados, o primeiro passo é procurar a UBS de referência e em qualquer dúvida ligar para (37) 3231-5414.
Por Sarah Faria
Foto: Prefeitura de Pará de Minas
15/05/2026 - Dia do Gari reforça importância dos profissionais da limpeza urbana em Pará de Minas
15/05/2026 - Moradores cobram solução para buracos na Rua Perdizes
14/05/2026 - CESEC de Pará de Minas promove evento sobre combate ao racismo nesta quinta-feira
14/05/2026 - Pagamento do Gás do Povo passa a ter data fixa em todo o país
14/05/2026 - Mutirão da limpeza percorre mais bairros de Pará de Minas no combate à dengue
13/05/2026 - Escritora Idê Ferreira lança mais uma obra durante a Paraliteratura 2026
13/05/2026 - Parque Girassol ampliará atendimento já realizado pelo CER IV em Pará de Minas
13/05/2026 - Dia Nacional em Memória das Vítimas da Covid-19 é criado no Brasil