19/10/2026 às 08:28h
Dados da Organização Mundial da Saúde, mostram que mais de 2,5 bilhões de pessoas no mundo necessitam de algum tipo de tecnologia assistiva, como cadeira de rodas, aparelho auditivo ou prótese, mas cerca de um bilhão ainda não têm acesso ao que precisam.
No Brasil, o SUS é responsável pela aquisição e distribuição de grande parte desses recursos. Em Pará de Minas, esse acesso passa pela Secretaria Municipal de Saúde que encaminha os pacientes para o Centro Especializado em Reabilitação da APAE, o CER IV.
O serviço atende pessoas com deficiências intelectual, física, auditiva e visual, visando proporcionar mais autonomia, mobilidade e qualidade de vida, como explica Mayra Baêta, responsável técnica da Junta Reguladora:
Clique e ouça Mayra Baêta,
Depois da avaliação e da indicação de um profissional, o paciente é direcionado para o atendimento adequado. A gerente de Saúde do CER IV, Thaís Noronha, explica como funciona todo esse fluxo durante a reabilitação:
Clique e ouça Thaís Noronha
E, para quem recebe um desses recursos, o acompanhamento pode fazer parte de uma mudança importante na rotina, como no caso de Geraldo de Assis Gonzaga, de 90 anos, que utiliza uma prótese na perna há cerca de sete meses:
Clique e ouça Geraldo de Assis Gonzaga,
Além de Pará de Minas, o centro também recebe pacientes encaminhados de outros municípios da região. Para os interessados, o primeiro passo é procurar a UBS de referência e em qualquer dúvida ligar para (37) 3231-5414.
Por Sarah Faria
Foto: Prefeitura de Pará de Minas
10/02/2026 - Proposta que acaba com jornada de trabalho 6x1 vai para a CCJ
09/02/2026 - Patrulha Escolar reforça segurança na volta às aulas em Pará de Minas
09/02/2026 - Cooperativas realizam entrega de kits escolares ao Instituto Padre Libério
09/02/2026 - Começa nesta segunda-feira a escala de pagamentos do IPVA 2026
09/02/2026 - Durante reunião, vereadores novamente questionam situação da Saúde de Pará de Minas