Capa da Página Temporada de ventos traz à tona alerta sobre uso de linhas cortantes ao empinar pipas e papagaios - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 17º MIN 32º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

26/07/2021 às 08:52h

Temporada de ventos traz à tona alerta sobre uso de linhas cortantes ao empinar pipas e papagaios

Facebook

Uma tradição muito popular no Brasil, a prática de “empinar” pipas e papagaios tem divertido muitas gerações de brasileiros ao longo dos anos e é justamente no meio do ano, o período propício para a brincadeira por causa do aumento dos ventos.

Apesar da diversão, a brincadeira pode trazer riscos. Em maio desse ano, um gravíssimo acidente levou uma vítima à morte em Barbacena, no Campo das Vertentes. Uma linha chilena, proibida por lei, provocou o rompimento de um cabo da rede elétrica, que caiu no exato momento em que um motociclista passava pelo local. A vítima levou um choque elétrico e não resistiu.

Sobre os riscos e cuidados que a brincadeira traz, a reportagem do Jornal da Cidade conversou com Érica Regina de Almeida, socorrista do grupo de resgate Anjos do asfalto. Ela chama a atenção da população:

Clique e ouça Érica Regina:


Érica deixa um alerta para os motociclistas e uma dica de como se proteger:

Clique e ouça Érica Regina:


A Lei do Cerol proíbe o uso do produto, nacional ou importado, nos fios e linhas das pipas ou “papagaios”.

O menor de idade flagrado utilizando cerol poderá ser encaminhado à delegacia, acompanhado dos pais, para ser lavrado o ato infracional baseado no artigo 132 do Código Penal, que trata do ato de colocar a vida de outra pessoa em perigo. Os pais podem ser qualificados no artigo 249 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) por descumprimento do pátrio poder, ou seja, por ter permitido que seus filhos brinquem com substâncias perigosas.

Por: Kelvin Fernandes

Fotos: Espacial FM 

Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: