A raiva é uma doença grave, de evolução rápida e que quase sempre é fatal após o surgimento dos sintomas. A transmissão ocorre principalmente pelo contato com a saliva de animais infectados, por meio de mordidas, arranhões ou lambidas em ferimentos.
Por isso, a prevenção é fundamental. Em Pará de Minas, a campanha de vacinação antirrábica começou pela zona rural e foi encerrada na última sexta-feira, dia 4, com um resultado superior ao registrado no ano passado. Ao todo, 3.614 animais foram imunizados – 947 a mais do que em 2025.
Agora, a mobilização chega à zona urbana e será realizada nos dias 19 e 26 de setembro, das 8h às 16h, nas UBSs que possuem câmara fria em funcionamento, com exceção da unidade do bairro São Paulo. Nesse caso, os moradores devem procurar as UBSs dos bairros Padre Libério, Seringueiras ou Walter Martins.
Segundo o veterinário Oscar Leitão, referência técnica do Centro de Controle de Zoonoses, manter os animais imunizados é uma medida essencial não apenas para protegê-los, mas também para preservar a saúde de toda a comunidade:
Clique e ouça Oscar Leitão
A imunização é gratuita e podem receber a vacina cães e gatos a partir dos três meses de idade, inclusive fêmeas gestantes ou lactantes. A orientação, portanto, é que os tutores aproveitem as datas da campanha e mantenham a imunização dos animais sempre em dia. Afinal, quando se trata de uma doença com letalidade tão alta, a prevenção continua sendo a principal proteção.
Por Sarah Faria
Foto: Prefeitura de Pará de Minas
24/09/2025 - Vereador defende concessão e fechamento do Parque do Bariri
23/09/2025 - Vôlei ganha espaço em Pará de Minas e promove socialização entre os mais jovens
23/09/2025 - Secretaria de Saúde reforça prevenção contra a febre maculosa
23/09/2025 - Credirural entra no ranking das melhores empresas para se trabalhar no Brasil
23/09/2025 - Inácio Franco confirma redução de dívidas da prefeitura e anuncia obras para a cidade
22/09/2025 - “Desacelere, seu bem maior é a vida”; campanha fala sobre cuidados no trânsito
22/09/2025 - Empregadores se mobilizam para contratar mão de obra em Pará de Minas
22/09/2025 - Calor eleva pico de energia e especialista orienta consumidores