20/05/2026 às 07:43h
O turismo de Minas Gerais segue em crescimento. Segundo dados do IBGE, o estado já aparece como o segundo destino mais procurado do país, cenário que mostra a necessidade de investir em qualificação profissional de um setor que movimenta cultura, economia e experiências.
Pensando nisso, o Governo de Minas abriu na última semana, as inscrições para o curso técnico gratuito de Guia de Turismo, oferecido pelo programa “Guia Minas – Qualificando o Turismo”. A formação é voltada para jovens, adultos e idosos que já concluíram ou estão cursando o ensino médio.
Com duração de um ano e carga horária total de 800 horas, o curso é dividido em dois módulos. No primeiro semestre, os estudantes recebem formação voltada para organização de roteiros, eventos, reservas e atendimento turístico. Já na segunda etapa, o foco passa a ser a atuação prática como guia, envolvendo condução de grupos, interpretação cultural e ambiental, logística e orientação ao público em viagens e visitas técnicas.
A superintendente de Políticas Pedagógicas da Secretaria de Estado de Educação, Rosely Lúcia de Lima, destaca a importância do curso:
Clique e ouça Rosely Lúcia de Lima
Ao todo, estão sendo oferecidas 2.500 vagas em 63 escolas distribuídas em 61 municípios mineiros, incluindo cidades como Belo Horizonte, Contagem e Divinópolis. As inscrições seguem até o dia 29 de maio e devem ser feitas pelo Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula, o Sucem.
Por Sarah Faria com informações da Agência Minas Gerais
Foto: SEE-MG / Divulgação
19/08/2025 - Mais Saúde Panelão promoverá bem-estar e diversão em corrida no Parque do Bariri
19/08/2025 - Câmara devolve R$ 2,5 milhões aos cofres da Prefeitura de Pará de Minas
19/08/2025 - Posto Médico Legal deve ser inaugurado nos próximos dias, afirma vice-prefeito
18/08/2025 - Aleitamento materno tem política sancionada em Minas Gerais