03/10/2025 às 09:04h
Além de ser um animal carismático, vira e mexe, a capivara se torna assunto nas redes sociais. É possível avistá-las no Parque do Bariri e em outros lagos situados nos centros urbanos de Pará de Minas.
Esses animais costumam andar em grupos, e dificilmente são vistos sozinhos. Em determinadas ocasiões se isolam no meio da lagoa, onde junto as garças, toma sol durante parte do dia.
Mas, um episódio atípico chamou a atenção de parte da população, durante um passeio pela manhã da última terça-feira (30), quando uma capivara mordeu um cachorro da raça Maltez.
O pet estava passeando pelo Parque dos Lagos com sua tutora, mas não resistiu aos ferimentos. O ocorrido foi comentado pelo médico veterinário, Idael Santa Rosa, coordenador do Centro de Controle Populacional (CCP) em Pará de Minas:
Clique e ouça Idael Santa Rosa
Adaptadas a vida agitada das cidades, com esse tamanho, as capivaras não passam despercebidas. E é no lago de parques urbanos que o animal encontra proteção contra os predadores, já que são consideradas herbívoras:
Clique e ouça Idael Santa Rosa
Além disso, o veterinário orienta a população que os passeios com cães sejam realizados com coleiras, já que devido aos instintos naturais, os cachorros tendem a assustar ou se aproximar de outras espécies.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
17/04/2026 - Vila Junina une tradição e clima de Copa em nova edição em Pará de Minas
17/04/2026 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural
17/04/2026 - Prefeitura inicia construção de fonte luminosa no Parque do Bariri
16/04/2026 - Projeto “Vivendo a Maturidade” retoma atividades com foco no bem-estar de mulheres 60+
16/04/2026 - Programa oferece trabalho e qualificação para jovens da rede pública em Minas Gerais
15/04/2026 - Exercício Simulado de Foco de Gripe Aviária em Pará de Minas