25/11/2025 às 08:37h
É fato que a dengue impõe diversos problemas na saúde pública de Pará de Minas. No último ano, a cidade atingiu a marca histórica de 8.130 casos de doenças provocadas por arboviroses.
No entanto, os cuidados se estendem aos produtores rurais. Nesse período de chuva, a Vigilância Epidemiológica alerta moradores de distritos e povoados na zona rural.
Os reservatórios de materiais descartados de forma inadequada e em áreas extensas nas propriedades rurais pode servir de local para o mosquito desovar. Douglas Duarte, coordenador da Vigilância Ambiental em Pará de Minas, orienta trabalhadores e agricultores quanto ao manejo adequado para evitar casos da doença:
Clique e ouça Douglas Duarte
Ainda segundo a Vigilância Ambiental, embora nem toda propriedade rural representa risco em potencial para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, por ser mais comum em regiões muito próximas às cidades, cuidados básicos devem ser tomados em todas as localidades, principalmente no que se refere ao armazenamento de água.
A exemplo podemos citar piscinas e caixas d’água que devem ser tampadas. Já nos cochos e bebedouros para animais recomendamos colocar peixes larvófagos pois comem as larvas que os mosquitos desovam.
Por JC Notícias
Fotos: JC Notícias
26/03/2025 - Jovens aderem aos hábitos saudáveis em troca de eventos com álcool e drogas
26/03/2025 - CNH Popular está de volta em Pará de Minas; inscrições já estão abertas
26/03/2025 - CESEC de Pará de Minas está com matrículas abertas para curso de cuidador de idosos
26/03/2025 - Crédito consignado indevido; Procon orienta população
25/03/2025 - Encontro do Terço dos Homens está marcado para acontecer no próximo dia 30 de março
25/03/2025 - 1º Encontro Regional de Vereadoras será realizado em Pará de Minas
25/03/2025 - Espaços para o desenvolvimento infantil: empreendedora fala dos desafios na educação