08/10/2025 às 09:27h
Nos últimos dias, dezenas de pará-minenses relataram nas redes sociais que receberam uma mensagem no WhatsApp, de contatos aleatórios, com um arquivo suspeito para baixar.
Segundo os relatos, a pessoa manda um “bom dia” e em seguida envia o arquivo, com a seguinte legenda: “Visualização permitida somente em computadores. Caso esteja utilizando o navegador Chrome, poderá ser solicitado para ‘Manter’ o arquivo, por se tratar de um arquivo zipado”.
Acontece que esse arquivo contém vírus que podem comprometer informações pessoais e financeiras ou mesmo hackear o WhatsApp. Uma das pessoas que recebeu a mensagem foi o jornalista Germano Santos:
Clique e ouça Germano Santos
Segundo Germano, os criminosos usam esse golpe para hackear WhatsApp e acessar informações pessoais e financeiras das vítimas:
Clique e ouça Germano Santos
Caso você receba essa mensagem, a orientação é não abrir o arquivo, mesmo que pareça inofensivo. Evite baixar.zip ou PDFs suspeitos.
Também é orientado registrar um boletim de ocorrência e reportar o caso ao seu banco.
Como prevenção, a recomendação é instalar e manter um antivírus confiável nos aparelhos e computadores.
Por JC Notícias
Imagem: Germano Santos
27/05/2026 - PM lança Rede Rural Protegida na comunidade de Bom Sucesso
27/05/2026 - Corpo de Bombeiros de Pará de Minas abre vagas para projeto voltado à terceira idade
26/05/2026 - Nova NR-01 entra em vigor e obriga empresas a gerenciar os riscos psicossociais
26/05/2026 - Instituto Padre Libério realiza bazar beneficente para manutenção da entidade
26/05/2026 - Corpo de Bombeiros abre vagas para curso gratuito de primeiros socorros
26/05/2026 - Campanha alerta para descarte correto de materiais que podem ferir os garis da cidade