19/06/2026 às 08:36h
Prevenir continua sendo uma das formas mais eficazes de reduzir internações e evitar complicações causadas por doenças que ainda afetam principalmente crianças e pessoas mais vulneráveis. E a partir desta sexta-feira (19/6), Pará de Minas passa a contar com um reforço importante nessa proteção.
O município começa a ofertar a vacina Pneumo 20, novo imunizante incorporado ao SUS que substitui a antiga Pneumo 10 e amplia a cobertura contra doenças provocadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae, principal responsável por casos de pneumonia, meningite, bacteremia e infecções de ouvido.
A novidade representa um avanço para o calendário vacinal e reduz significativamente o risco de internações e complicações, como explica a responsável pelo setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Juliana Viana:
Clique e ouça Juliana Viana
As doses foram liberadas na quarta-feira (17) pela Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis e, neste primeiro momento, Pará de Minas recebeu 167 imunizantes. Na rede privada, este mesmo imunizante pode custar cerca de R$600, o que reforça a importância desse acesso.
Além disso, é importante ressaltar que, inicialmente, a vacinação será destinada a crianças menores de cinco anos e também a grupos específicos, como pessoas atendidas pelo Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), mediante avaliação médica.
E, a principal orientação é que pais, responsáveis e o público contemplado procurem a UBS mais próxima para conferir a situação vacinal e verificar se há indicação para aplicação da dose.
Por Sarah Faria
Foto: Espacial FM
26/05/2026 - Homem é preso após agredir idoso de 72 anos em Maravilhas
26/05/2026 - Ciclista morre após ser atropelado por carro na MG-050, em Itaúna
26/05/2026 - Homem morre e três pessoas ficam feridas após batida entre carros na MG-164
25/05/2026 - Homem fica ferido após bater contra muro na Vila Sinhô
25/05/2026 - Motorista fica gravemente ferido após caminhonete capotar na MG-431, em Pará de Minas
25/05/2026 - Duas pessoas ficam feridas após batida frontal entre carros na BR-352
25/05/2026 - Caminhão caçamba tomba e deixa um homem gravemente ferido