19/06/2026 às 08:36h
Prevenir continua sendo uma das formas mais eficazes de reduzir internações e evitar complicações causadas por doenças que ainda afetam principalmente crianças e pessoas mais vulneráveis. E a partir desta sexta-feira (19/6), Pará de Minas passa a contar com um reforço importante nessa proteção.
O município começa a ofertar a vacina Pneumo 20, novo imunizante incorporado ao SUS que substitui a antiga Pneumo 10 e amplia a cobertura contra doenças provocadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae, principal responsável por casos de pneumonia, meningite, bacteremia e infecções de ouvido.
A novidade representa um avanço para o calendário vacinal e reduz significativamente o risco de internações e complicações, como explica a responsável pelo setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Juliana Viana:
Clique e ouça Juliana Viana
As doses foram liberadas na quarta-feira (17) pela Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis e, neste primeiro momento, Pará de Minas recebeu 167 imunizantes. Na rede privada, este mesmo imunizante pode custar cerca de R$600, o que reforça a importância desse acesso.
Além disso, é importante ressaltar que, inicialmente, a vacinação será destinada a crianças menores de cinco anos e também a grupos específicos, como pessoas atendidas pelo Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), mediante avaliação médica.
E, a principal orientação é que pais, responsáveis e o público contemplado procurem a UBS mais próxima para conferir a situação vacinal e verificar se há indicação para aplicação da dose.
Por Sarah Faria
Foto: Espacial FM
19/05/2026 - Aplicativo do Bolsa Família ganha novas funções e visual atualizado
18/05/2026 - Duas pessoas morrem após acidente na MG-164 em Martinho Campos
18/05/2026 - Uma pessoa morre após batida entre 3 veículos na MG-429
18/05/2026 - Motorista embriagado fica ferido após bater carro contra poste na BR-494
15/05/2026 - GCM prende dois suspeitos e recupera bicicleta furtada em Pará de Minas
15/05/2026 - Professor acusa aluno de ameaça em escola de São José da Varginha