19/06/2026 às 08:36h
Prevenir continua sendo uma das formas mais eficazes de reduzir internações e evitar complicações causadas por doenças que ainda afetam principalmente crianças e pessoas mais vulneráveis. E a partir desta sexta-feira (19/6), Pará de Minas passa a contar com um reforço importante nessa proteção.
O município começa a ofertar a vacina Pneumo 20, novo imunizante incorporado ao SUS que substitui a antiga Pneumo 10 e amplia a cobertura contra doenças provocadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae, principal responsável por casos de pneumonia, meningite, bacteremia e infecções de ouvido.
A novidade representa um avanço para o calendário vacinal e reduz significativamente o risco de internações e complicações, como explica a responsável pelo setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Juliana Viana:
Clique e ouça Juliana Viana
As doses foram liberadas na quarta-feira (17) pela Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis e, neste primeiro momento, Pará de Minas recebeu 167 imunizantes. Na rede privada, este mesmo imunizante pode custar cerca de R$600, o que reforça a importância desse acesso.
Além disso, é importante ressaltar que, inicialmente, a vacinação será destinada a crianças menores de cinco anos e também a grupos específicos, como pessoas atendidas pelo Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), mediante avaliação médica.
E, a principal orientação é que pais, responsáveis e o público contemplado procurem a UBS mais próxima para conferir a situação vacinal e verificar se há indicação para aplicação da dose.
Por Sarah Faria
Foto: Espacial FM
30/01/2026 - Foragido da justiça com passagem por envolvimento em homicídio é preso durante operação
30/01/2026 - Corpo de mulher é encontrado com marcas de facadas em lago de Itaúna
30/01/2026 - Polícia Militar intensifica combate ao tráfico e prende suspeito em Itaúna
30/01/2026 - Jovens são detidos por tráfico de drogas em Nova Serrana
30/01/2026 - Adolescente é liberada após alegar legítima defesa na morte da própria mãe
30/01/2026 - Suspeito de tentativa de homicídio é preso e indiciado pela Polícia Civil
30/01/2026 - Trio é preso suspeito de matar mulher encontrada em rio
30/01/2026 - Homem é preso em flagrante após agredir e tentar estuprar a mãe
30/01/2026 - Dupla é presa por estelionato em agência bancária de Pará de Minas
30/01/2026 - PM prende um dos principais suspeitos de furtos de motocicletas em Pará de Minas