19/11/2025 às 08:40h
A Polícia Federal deflagrou nessa terça-feira (18/11), a Operação Picareta, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso envolvido na extração ilegal de cristais de quartzo na região de Arcos.
Foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão em uma empresa e em diversas residências localizadas nos municípios de Arcos, Corinto, Curvelo, Diamantina, Nova Serrana, São Lourenço e Teófilo Otoni, todos em Minas Gerais.
Foram executadas 17 medidas cautelares diversas da prisão, dirigidas a 14 investigados e três empresas. Entre as medidas impostas estão a proibição de contato entre os investigados, a restrição de acesso às áreas de garimpo e a suspensão de atividades econômicas relacionadas ao comércio de minerais. Os mandados e medidas foram expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Federal de Divinópolis.
A operação busca identificar e neutralizar os principais fomentadores da prática ilegal, responsáveis pela compra dos minerais extraídos irregularmente, além do transporte e hospedagem dos garimpeiros.
Durante a apuração, constatou-se ainda que alguns trabalhadores eram submetidos a condições análogas à escravidão. Foi verificado o uso de armas de fogo para limitar a liberdade dos garimpeiros e controlar as atividades ilícitas, bem como a participação de proprietários de terras que alugavam seus imóveis ao grupo criminoso.
Os investigados poderão responder pelos crimes de associação criminosa qualificada, usurpação de bens da União, crimes ambientais, receptação e comércio ilegal de produtos minerais, redução à condição análoga à escravidão, porte ilegal de arma de fogo, além de falsificação e uso de documentos falsos.
Por JC Notícias
Foto: PF
10/12/2025 - Polícia procura suspeito de matar homem a tiros em Divinópolis
10/12/2025 - Família se despede de menino morto após atropelamento na Grande BH
10/12/2025 - Princípio de incêndio é registrado em restaurante do Shopping Fabrika Mall
10/12/2025 - Credirural fecha 2025 com mais dois importantes prêmios
09/12/2025 - Polícia investiga assassinato de detento próximo a Pio Canedo em Pará de Minas
09/12/2025 - Três pessoas ficam feridas após batida frontal entre carros na MG-431, em Pará de Minas
09/12/2025 - Vazamento de óleo na pista causa queda de motociclista em Pará de Minas
09/12/2025 - Mulher morre e três pessoas ficam feridas após acidente na MG-252
09/12/2025 - Veículo furtado é recuperado pela PRF na BR-262