22/10/2025 às 08:44h
Três mandados de prisão preventiva e 12 de busca e apreensão foram cumpridos na manhã desta terça-feira (21) em Piumhi e Bambuí, durante a operação "Sanare", que apura um esquema de desvio de recursos no Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Piumhi.
A ação foi deflagrada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Passos e da 1ª Promotoria de Justiça de Piumhi.
Os investigados tiveram R$ 4,5 milhões embens bloqueados por decisão da Justiça, além da quebra de sigilos bancário, fiscal e de dados dos dispositivos apreendidos. A Justiça também determinou a suspensão das atividades de cinco empresas ligadas ao grupo e impôs medidas cautelares a quatro investigados.
Segundo o MPMG, as fraudes afetaram o atendimento médico-hospitalar da população de pelo menos 11 municípios que integram o consórcio.
As investigações apontaram pagamentos indevidos feitos com senhas bancárias criadas irregularmente, contratação de empresas de fachada e destruição de provas. Durante os trabalhos, foram encontrados vestígios de documentos queimados e fragmentados, entre eles prontuários médicos e registros financeiros.
Os nomes dos alvos não foram divulgados, e o Ministério Público não informou quais objetos foram apreendidos.
Com informações G1
04/11/2025 - Homem é acusado de matar o próprio irmão em Igaratinga!
04/11/2025 - Polícia realiza ações preventivas no cinturão rural em Conceição do Pará
04/11/2025 - Foragidos da Justiça são capturados pela PM na região!
04/11/2025 - Motocicleta roubada é recuperado e autor é preso por receptação em Pitangui
03/11/2025 - Mulher tem parte do nariz arrancada após mordida do companheiro em Papagaios
03/11/2025 - Grave acidente deixa uma mulher morta próximo à Para de Minas