13/12/2025 às 08:40h
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública por meio da Polícia Penal, divulgou balanço da Operação Sinapse, ação estratégica, preventiva e repressiva, destinada ao fortalecimento do controle institucional e ao enfrentamento qualificado do crime organizado dentro do sistema prisional.
Conforme já informado pelo JC Notícias, a operação mobilizou 10 unidades prisionais que abrigam detentos faccionados e indivíduos classificados como de alta periculosidade. O foco central é interromper fluxos ilícitos de comunicação, desarticular lideranças internas e reestabelecer padrões rigorosos de disciplina e ordem.
A Operação Sinapse resulta de um planejamento minucioso, baseado em levantamentos contínuos de inteligência, e integra equipes táticas e analíticas para garantir uma resposta rápida, coordenada e tecnicamente fundamentada.
A ação envolveu cerca de 1000 Policiais Penais, mobilizados para buscas, varreduras e cumprimento de transferências que abrangem uma população carcerária de aproximadamente 2 mil presos, distribuídos em mais de 12 municípios do Estado, como Patrocínio, Formiga, Ribeirão das Neves, Muriaé, Três Corações, Uberlândia, Uberaba, Itajubá e Francisco Sá e Pará de Minas.
Durante a operação foram apreendidos 12 Aparelhos Celulares; 11 Carregadores de celular elétrico; 4 carregadores de celular solar; um Relógio Smartwatch; quatro microchips de operadora telemóvel; 4 chuços; 140 gramas de maconha; 5 gramas de cocaína e outras cinco gramas de crack.
Por JC Notícias/Com Informações do Sejusp/Depen
Foto: Espacial FM
26/08/2025 - Homem é preso após incendiar apartamento na Vila Raquel
26/08/2025 - Suspeito de tráfico e usuário de drogas são presos no bairro São Paulo
26/08/2025 - Mototaxista é rendido, baleado e tem motocicleta roubada na MG-431
25/08/2025 - Uma pessoa morre e outras cinco ficam feridas após carro capotar na BR-262
25/08/2025 - Acidente com carreta deixa um ferido e provoca vazamento de biodiesel na BR-262
25/08/2025 - Adolescentes morrem após moto ser atingida por carro na contramão
25/08/2025 - Batida frontal entre carro e caminhonete termina com duas pessoas mortas na BR-494
25/08/2025 - Menina de 4 anos morre e outras seis pessoas ficam feridas após carro capotar
25/08/2025 - Pai morre e filho fica ferido após serem baleados dentro de casa