Capa da Página Cães podem ajudar algumas crianças no tratamento do autismo - Saúde - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 6º MIN 27º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Saúde

06/07/2020 às 09:29h

Cães podem ajudar algumas crianças no tratamento do autismo

Facebook

Cães de terapia podem ajudar algumas crianças com autismo a melhorar suas habilidades sociais, mas essa abordagem não funciona em todos os casos, segundo estudo da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos.

Muitas pessoas com autismo têm dificuldade em socializar com os outros, e pesquisas anteriores sugeriram que os cães-terapia podem ajudar as crianças com autismo a se sentirem mais confortáveis ​​falando com outras pessoas e socializando.

Neste estudo, os pesquisadores compararam a disposição das crianças com autismo de falar com um terapeuta na presença de um cão de terapia, quando conseguiram ganhar tempo para brincar com o cão ou com um brinquedo favorito.

Algumas crianças conversavam com o terapeuta com mais frequência quando o cão estava presente ou quando podiam ganhar tempo para brincar com ele, mas outras falavam com mais frequência quando ganhavam tempo para brincar com um brinquedo favorito.

Os resultados mostram que, embora os cães-terapia possam melhorar as habilidades sociais de crianças com autismo, o uso dos animais não deve ser considerado uma abordagem geral. Crianças com autismo tendem a ter maiores taxas de ansiedade e depressão. Cães de terapia podem ajudar a reduzir o estresse e fazê-los se sentir mais confortáveis ​​em socializar.

Os pesquisadores recomendam que os pais de crianças com autismo conversem com seu médico para determinar se um cão de terapia é a melhor opção para seu filho, e não supor que esses cães beneficiem todas as crianças da mesma maneira.

Fonte: Terra/Journal of Applied Behavior Analysis. DOI: 10.1002/jaba.668.

Foto: Divulgação


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: