Capa da Página Síndrome da boca seca atinge crianças e tem tratamento - Saúde - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 17º MIN 31º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Saúde

24/11/2020 às 08:00h

Síndrome da boca seca atinge crianças e tem tratamento

Facebook

A xerostomia, também conhecida como síndrome da boca seca, pode atingir as crianças por vários motivos, como desidratação, hábito de respirar pela boca, má higiene bucal e ronco.

Em casos quando ocorre queda drástica da salivação, a xerostomia pode ser sinal de doenças nas glândulas salivares, de diabetes mellitus e da síndrome de Sjögren – distúrbio do sistema imunológico caracterizado por olhos secos e boca seca.

Segundo o dentista Maurício Moeira, gerente científico do Laboratório Gross, há, também, a possibilidade de a causa ser efeito colateral de medicamentos ou falta de vitaminas A e do complexo B. Boca seca, dificuldade na fala, na deglutição e degustação dos alimentos, lábios sempre rachados e com aspecto mais seco e mau hálito podem ser sinais de xerostomia.

O tratamento vai depender do que causou o problema. Se for associação com medicamentos, o ideal é tentar substituí-los. Agora, se o motivo for a radioterapia ou doenças sistêmicas, o profissional pode indicar o uso da saliva artificial, que ajuda a lubrificar a cavidade.

Fonte: em.com.br

Foto: Pixabay

Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: