Capa da Página DAF lança nova geração do XF que promete mais economia para o caminhoneiro - Veículos - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 14º MIN 24º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Veículos

21/08/2020 às 07:34h

DAF lança nova geração do XF que promete mais economia para o caminhoneiro

Facebook

A holandesa DAF acaba de lançar no Brasil a nova geração do pesado XF, que passa a contar com assistentes de condução e motores mais potentes. A marca espera estimular o frotista a investir em novos carros, mesmo num momento recessão, mas de olho no pós-pandemia, tendo como premissa o baixo custo operacional.

A DAF tem tido bom desempenho este ano e atingiu a marca de 10 mil unidades, desde o início das operações em 2013. Atualmente ela tem 8,6% de participação no segmento de pesados, com 2.065 unidades emplacadas em 2020, o que faz da atual geração XF o terceiro pesado mais vendido no ano, ficando atrás apenas da dupla FH 540 e 460 da Volvo.

A holandesa não divulga os valores, o que é comum no mercado de pesados. Uma vez que os valores são combinados pela configuração e também pela quantidade de carros adicionados nos pedidos. No entanto, a atual geração tem valores que variam entre R$ 380 mil e R$ 420 mil, segundo a Fipe.

Motores

O novo pesado é oferecido com duas opções de cabine, sendo uma com teto elevado (para aplicações em que não há restrição de altura), motor MX-13 12.9 litros com potências de 480 cv e 510 cv e opções de tração 4x2, 6x2 e 6x4.

A marca garante que o novo caminhão ficou 14% mais econômico que seu antecessor. Ela afirma que elevou a eficiência com os novos motores, mais potentes e com torque máximo de 260 mkgf a partir de 900 rpm. Isso permitiu adicionar relações mais longas na transmissão. Em tese, significa que o carro pode rodar com força máxima em velocidade constante e rotação mais baixa. 

Tecnologia

Outro recurso que, segundo os executivos, contribuiu para a redução de consumo é controle de cruzeiro preditivo. Trata-se de um monitoramento por GPS, que é capaz de ler o relevo e ajustar a relação de marchas ideal.

Na prática, ele sabe quando há um descida ou subida e ajusta as marchas para manter a faixa mais eficiente e sem perda de potência. O caminhão ainda conta com controle de cruzeiro adaptativo (ACC), monitor de faixa de rodagem e frenagem emergencial. 

Por dentro

O novo XF também recebeu melhorias em termos de comodidade. A cabine teve os porta-objetos reposicionados para aumentar o tamanho da cama, que tem 2,2 metros de comprimento e 80 cm de largura. Ele ainda conta com geladeira de 43 litros, assim como banco do motorista com suspensão pneumática e opção de acabamento em couro e faróis em LED.

Tem ainda um sistema que monitora a condução do caminhoneiro e dá orientações sobre tempos de trocas e formas de condução mais eficiente, para aliviar o custo do quilômetro rodado.

Fonte: Hoje em Dia

Foto: DAF

Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: