Capa da Página Dicas para concurso - Cidadania - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 19º MIN 29º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Cidadania

20/06/2018 às 10:10h

Dicas para concurso

Facebook

1.Leia a questão com atenção: antes de qualquer coisa leia com muita atenção a questão. Muitos candidatos erram por falta de leitura com atenção. No momento da tensão se sentem pressionados com o tempo e acabam marcando qualquer questão.

Ás vezes uma leitura mais atenta poderia aprovar você nesta prova.

2.Elimine as alternativas erradas: dependendo da seleção é possível de cara ver aquelas respostas que estão erradas. Então, já risque para ter menos alternativas e saber qual escolher. Porém, leia com muita atenção.

3.Pense na resposta depois de ler o enunciado: esse é um macete muito utilizado. Assim que ler a questão, pense primeiro em qual seria a provável resposta. A partir daí você já pode eliminar algumas questões que não tem a ver com a pergunta.

4.Esteja atento com os termos “sempre” e “nunca”: outro macete interessante para ser observado são as palavras ‘sempre’ e ‘nunca’. Como são termos absolutos é bem provável que essas respostas estejam erradas, especialmente em provas de matérias da área de Humanas.

5.Cuidado com “nenhuma das alternativas está correta/incorreta”: atente para este macete. Normalmente este tipo de frase vem para confundir. Em um momento de muita ansiedade, como na prova de um concurso, esses detalhes podem fazer toda a diferença. Leia com muita atenção. Se você tem certeza de que uma delas é correta, evidentemente não escolherá a resposta para “Todas as alternativas estão incorretas”. Essa dica parece óbvia, mas, frequentemente, esse tipo de pergunta confunde, ainda mais estando nervoso durante a prova.

6.Leia todas as alternativas antes de escolher uma delas: se todas as respostas parecem boas e fica difícil escolher uma e você está em dúvida, novamente leia todas elas com atenção. Quando se está nervoso é bem comum acabar confundindo as questões.

7.Assuma as suas escolhas: quando o candidato acha que é uma questão, mas ainda tem dúvidas é bom ele assumir a sua escolha inicial. As chances de estar certa são maiores.

8.Sempre lembrando que somente as questões completamente verdadeiras são corretas: atenção na hora de marcar as questões. Algumas bancas gostam de confundir o candidato, então é válido lembrar que só está correto o que é verdadeiro.

9.As respostas com frases mais longas costumam ser as corretas: outro macete interessante aplicado por muitos candidatos é optar por aquelas respostas mais longas. Neste caso, elas podem ter uma explicação verdadeira e na ânsia de logo achar uma resposta o candidato não lê com atenção e coloca em risco a chance de acertar mais uma questão.

10.Letra A: Se for chutar, não chute na letra A, a não ser que ela pareça ser a mais verdadeira. É comum de escutar é que o examinador que está elaborando a questão não gosta de colocar a resposta logo na primeira alternativa pois dá a impressão que está facilitando muito a vida do candidato, então segundo essa teoria na dúvida não chute na A.

11. Letra C: Ao contrário da letra A, dizem que geralmente o examinador tem a tendência de colocar mais respostas C, então na dúvida deve sempre optar por ela. Há ainda outra superstição de que a letra C é o nome inicial de Cristo. Ai vai de cada um saber qual escolha fará.

12.Se não sabe a resposta, dê um tempo: se você leu com toda a sua atenção e teve a sensação de que ficou ainda mais confuso, dê um tempo para essa questão, assinale bem para não esquecer e volte depois. Só não esqueça que você precisa de um tempo para resolvê-la. Não adianta também perder muitos minutos de uma prova numa questão difícil e depois ainda errar.

13. Fique atento a palavras que podem confundir: muita atenção. Algumas palavras são colocadas para confundir o candidato. Podemos citar: “Sempre”, “nunca”, “todos” e “ninguém”. Esses são termos muito absolutos e é provável que estejam em alternativas incorretas.

14.A repetição de palavras no item também ajuda a descobrir o item correto. Se há palavras que se repetem em diversos itens, elas tendem a ser as corretas, então marque o item que possui as palavras que mais se repetem nos demais itens. Por exemplo:

  1. a)  Azul e Amarelo

  2. b)  Vermelho e Verde

  3. c)  Verde e Azul

  4. d)  Verde e Roxo

  5. e)  Azul e Roxo

Perceba que “azul” e “verde” são as palavras que mais se repetem nos itens e o item “c” possui essas palavras, portanto provavelmente o item “c” é o item correto.

Por Ronaldo Galvão

Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: