Capa da Página Bate papo na feira de hortaliças - Cultura - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 16º MIN 29º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Cultura

24/10/2019 às 14:39h

Bate papo na feira de hortaliças

Facebook

Angela Leite Xavier

A feira de verduras e similares acontece sempre aos sábados defronte à Matriz de N. S. do Pilar, em Ouro Preto. Às 07h30min termina a missa na matriz e as senhoras vão direto para a feira. Se você quiser comprar um doce de leite da roça, um ovo caipira azul, banana maçã, umbigo de bananeira, maracujá doce, linguiça defumada, tudo isto pode ser encontrado na barraca do Luciano. Para conseguir comprar estas preciosidades da roça é preciso chegar antes das 07h30min.

Eu vou sempre a esta feira sem me preocupar com a hora. Acordo, tomo meu café, pego meu samburá e vou. Hoje, comprei minhas guloseimas na barraca do Luciano e me dirigi para a barraca de frutas, ao lado.

Lá encontrei um amigo que virou papai pela segunda vez esta semana. Soube que o neném e a mãe estão ótimos e ele, empolgado, disse: Estou bebendo o xixi do recém-nascido!

Eu conheci nos anos 70 um senhor que lavava o rosto com xixi de recém-nascido para ficar com a pele bonita. O assunto atraiu outras pessoas. D. Maria costureira, que estava comprando por perto, entrou na conversa: - Será que se eu lavar o rosto com xixi de meu netinho recém-nascido voltarei a ficar lisinha como quando era jovem? Risos gerais. Eu pus lenha na fogueira: - Então, se for assim, o meu amigo aqui vai poder engarrafar o xixi do filhinho dele e vender para quantas pessoas desejam rejuvenescer! A feira toda era só risada. D. Maria lembrou que tempos atrás, algumas pessoas estavam bebendo seu próprio xixi para se curar de alguma doença. Lembrei que o xixi é eliminação de impurezas do corpo. Os astronautas, em longas viagens pelo espaço, bebiam seu próprio xixi, mas depois de passar por um processo de purificação. Che Guevara, em sua campanha revolucionária, na Bolívia, pediu aos companheiros para urinarem no jeep que não andava por falta de água.

E surgiram mil e uma histórias envolvendo o xixi. Cada pessoa tinha um detalhe a acrescentar.

Será que o mijo de um recém-nascido é mesmo uma fonte de juventude?


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: