Capa da Página Homem flagrado usando suástica em Unaí é denunciado pelo MP por divulgar o nazismo - Destaques - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 19º MIN 31º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Destaques

23/01/2020 às 08:46h

Homem flagrado usando suástica em Unaí é denunciado pelo MP por divulgar o nazismo

Facebook

Flagrado usando uma suástica no braço, enquanto frequentava um bar em Unaí, no Noroeste de Minas, no dia 14 de dezembro, um homem de 57 anos foi denunciado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Se a Justiça aceitar a denúncia, ele responderá por divulgar o nazismo, ato proibido pela Lei do Crime Racial. A pena pode ser de dois a cinco anos de reclusão e multa.

De acordo com o artigo 20, parágrafo 1º, da Lei 7.716/89, é proibido fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo.

De acordo com o MPMG, o homem fabricou, artesanalmente, a braçadeira com a suástica e a colocou no braço esquerdo, conforme faziam os nazistas na Alemanha. As investigações indicaram que o homem tem posicionamentos extremistas e conhecimento histórico sobre a 2ª Guerra Mundial – uma mostra de que tinha real conhecimento da simbologia da suástica.

O denunciado teria sido advertido por pessoas presentes no mesmo local, mas se recusou a retirar a braçadeira, de acordo com as apurações dos promotores. O caso foi filmado e viralizou nas redes sociais. No dia 18 de dezembro, a Polícia Civil informou que o homem havia sido indiciado pela postura.

A apologia ao nazismo se tornou um dos assuntos mais debatidos no Brasil na última semana, depois que o então secretário de Cultura, Roberto Alvim, publicou um vídeo em que parafraseava um discurso do ministro da Propaganda de Adolf Hitler, Joseph Goebbels. O vídeo foi postado na quinta-feira (16) e ganhou forte repercussão, culminando na demissão de Alvim no dia seguinte.

Fonte: Hoje em Dia

Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: