Capa da Página Ao contrário de cenário nacional, Construção Civil em Pará de Minas ainda não sentiu reflexos positivos de 2019 - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 19º MIN 28º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

10/12/2019 às 11:07h

Ao contrário de cenário nacional, Construção Civil em Pará de Minas ainda não sentiu reflexos positivos de 2019

Facebook

Um dos setores econômicos mais prejudicados pela crise nos últimos anos, o mercado imobiliário começa a despontar como a locomotiva da geração de empregos no país.

A construção civil, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, foi a atividade que mais contribuiu com a geração de empregos em 2019.

No período, houve a criação de mais de 600 mil empregos, sendo a construção civil responsável por quase 100 mil delas – pouco menos de 20% do total. Como referência, no mesmo período de 2018 houve a criação de 568 mil empregos e a construção civil contribuiu com 65,5 mil postos (12% das vagas totais).

Um exemplo desse movimento é uma construtora Engenharia a, maior de imóveis da América Latina. A empresa abriu, em agosto, 420 vagas de emprego em diversos cargos em todo o país para profissionais de vários níveis e áreas de formação – desde vendedores e consultores imobiliários até especialistas em segurança do trabalho.

Porem, indo na contramão das informações das mudanças no mercado de trabalho da Construção Civil a nível nacional, Pará de Minas ainda não sentiu os reflexos positivos dessas mudanças em 2019. A afirmação é do presidente do sindicato da classe na cidade, Joaquim Luiz de Freitas:

Clique e ouça Joaquim Luiz de Freitas

Segundo pesquisas realizadas no setor da construção civil, as melhores oportunidades estão concentradas na região Sudeste, onde ficam as bases das maiores incorporadoras, especialmente São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Já no restante do Brasil, a retomada ocorrerá em ritmo mais lento.

Por Igor Araújo


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: