Capa da Página Boa notícia para os consumidores: CEMIG anuncia bandeira verde nas contas de luz do mês de fevereiro - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 18º MIN 30º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

12/02/2020 às 09:00h

Boa notícia para os consumidores: CEMIG anuncia bandeira verde nas contas de luz do mês de fevereiro

Facebook

Boa notícia para os clientes da CEMIG – Companhia Energética de Minas Gerais. A bandeira tarifária em fevereiro de 2020 será verde, sem custo para os consumidores. O acionamento deve-se à previsão mais positiva de chuvas nas regiões onde se localizam os principais reservatórios de hidrelétricas do Sistema Interligado Nacional - SIN. A expectativa é de que ocorra recuperação mais intensa do armazenamento ao longo de fevereiro.

Criado pela ANEEL- Agência Nacional de Energia Elétrica, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O funcionamento das bandeiras tarifárias é simples: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.

Reprodução/JC Notícias

Para saber mais sobre como será a cobrança da conta de energia no mês de fevereiro, a reportagem do Jornal da Cidade conversou com o gerente de tarifas da agência regional da CEMIG, Giordano Bruno Vaz Pinho. Em entrevista, ele explica o que motivou a diminuição do valor cobrado dos consumidores:

Clique e ouça Giordano de Pinho

Giordano Bruno destaca que a bandeira verde vale para todo o Brasil, não só para Minas Gerais. Além disso, ele ressalta que o valor baixo cobrado nas tarifas não deve permanecer por muito tempo:

Clique e ouça Giordano de Pinho

Com as bandeiras, a conta de luz ficou mais transparente e o consumidor tem a melhor informação para usar a energia elétrica de forma mais eficiente, sem desperdícios. Por falar nisso, vale ressaltar que mesmo com o acionamento da bandeira verde, é importante que o consumidor mantenha ações relacionadas ao uso consciente de energia e evite o desperdício.

Por Henrique Silva

Foto: Reprodução/JC Notícias


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: