Capa da Página Conheça o cicloturismo e praticantes de Pará de Minas dessa modalidade turística - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 19º MIN 30º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

18/01/2020 às 09:00h

Conheça o cicloturismo e praticantes de Pará de Minas dessa modalidade turística

Facebook

Hoje, a maioria das cidades de grande e médio porte possuem grupos de pedal, que organizam passeios pelas redondezas de seus municípios. Este tem sido o primeiro contato com o cicloturismo para um grande número de pessoas. Outros indicativos do crescimento do cicloturismo no Brasil nos últimos anos é o aumento da oferta de produtos específicos de cicloturismo, assim como o número agências especializadas no segmento.

Vários municípios já se interessam em ter sua própria rede de rotas de cicloturismo e é grande o número de brasileiros realizando viagens na Europa e outros países. Já chega à casa das dezenas o número daqueles aventureiros que deram a volta ao mundo e há muitos livros publicados, assim como guias de trilha, inúmeros blogs, sites e páginas no Facebook.

Em Pará de Minas, já existem praticantes do cicloturismo, como por exemplo os amigos Élcio Oliveira Júnior e Maximiliano Gomes, que recentemente foram até a cidade de São Thomé das Letras, distante 300 km de nosso município. Ao voltarem para a cidade, eles concederam entrevista sobre a aventura de percorrer todo o caminho de bicicleta.

Élcio de Oliveira Júnior, empresário, comenta como foi a preparação sua e de seu amigo para enfrentarem o longo caminho até o Sul de Minas:

Clique e ouça Elcio Oliveira

Já Maximiliano conta como surgiu a ideia de pedalar 300 km até São Thomé das Letras:

Clique e ouça Maximiliano Gomes

Em 2007 foi dado um grande passo para a qualidade e segurança dos serviços de turismo de bicicleta. Foram elaboradas as Normas de Turismo de Aventura, sendo uma delas a de cicloturismo, e da qual participamos ativamente. Nesta norma constam todos os detalhes para se proporcionar um passeio ou viagem de bicicleta de forma segura, e têm servido para balizar o trabalho de organizadores de evento, agências e grupos de pedal.

Por Henrique Silva


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: