Capa da Página HNSC e Secretaria de Saúde negam suposto caso de dengue hemorrágica em Pará de Minas - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 14º MIN 26º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

15/03/2019 às 08:00h

HNSC e Secretaria de Saúde negam suposto caso de dengue hemorrágica em Pará de Minas

Facebook

 A reportagem do JC Notícias foi procurada por vários ouvintes através do nosso Whats App 99670-0105, devido a mensagens nas redes sociais dando conta de um suposto caso de dengue hemorrágica em um menino de 8 anos, que estava internado no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Pará de Minas.

Os ouvintes estavam preocupados com o aparecimento da doença e queriam explicações por parte da Secretaria Municipal de Saúde em relação ao fato. Diante da repercussão e da situação da criança, nossa reportagem procurou o secretário municipal de Saúde, Paulo Duarte, que desmentiu a situação, mas se posicionou apenas através de nota divulgada à imprensa.

Em resposta, a Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital Nossa Senhora da Conceição informaram que a criança deu entrada na instituição no dia 11 de março, última segunda-feira, após diagnóstico clínico de dengue, com alteração em resultados de exames laboratoriais, febre e um pequeno sangramento nasal.

Logo após sua internação, o paciente foi submetido à terapia de hidratação e a controle de exames laboratoriais, com monitoração constante. Por sua evolução clínica, foi descartada dengue hemorrágica.

Ainda segundo a nota, o paciente está evoluindo bem, com melhora de seu quadro clínico e dos resultados dos exames laboratoriais. O menino está lúcido, andando, brincando e conversando, devendo ter alta em breve. Seu tratamento está sendo feito de acordo com o protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde.

O que é dengue hemorrágica?

Embora ainda seja chamada de denguehemorrágicapela população, a versão mais ameaçadora dessa doença agora tem o nome dedengue grave, segundo aOrganização Mundial da Saúde (OMS). Além dos sintomas clássicos (febre, enjoo e dores no corpo), ela envolve sangramentos, palidez, sudorese, dificuldade de respirar e comprometimento de alguns órgãos. Isso tudo pode matar.

Existem quatro tipos de vírus da dengue e qualquer um pode causar esse problema pra lá de perigoso. Mas tem um detalhe: os quadros graves são mais comuns em quem já foi atacado por um desses agentes infecciosos anteriormente. Isso porque, na segunda agressão, o sistema imunológico do próprio paciente tende a disparar uma reação excessivamente forte.

A Prefeitura de Pará de Minas, por meio dos setores ligados à Secretaria Municipal de Saúde afirma que vai intensificar o combate a Dengue na cidade utilizando uma metodologia diferente da que estava sendo praticada. Trata-se de uma espécie de bloqueio da circulação do vírus em áreas onde houver suspeitas de focos e pessoas que foram picadas pelo mosquito Aedes aegypti.


Por JC Notícias

Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: