Capa da Página No dia do apicultor: profissional da área destaca as atividades com abelhas em Pará de Minas - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 10º MIN 28º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

22/05/2019 às 09:04h

No dia do apicultor: profissional da área destaca as atividades com abelhas em Pará de Minas

Facebook

Na última segunda-feira (20) foi o Dia Mundial das Abelhas e hoje (22) é comemorado o Dia do Apicultor, profissional especializado na criação de abelhas para a obtenção de um ou mais dos seguintes produtos: mel, cera, pólen, geléia real, própolis ou até mesmo veneno.

Para falar sobre a atividade conversamos com o pará-minense Romeu Misael Nogueira, ganhador de um prêmio nacional que qualifica o melhor mel produzido no Brasil. Em 2018, o produto coletado por ele foi considerado o primeiro no país, durante o 22º Congresso Brasileiro de Apicultura Polinização, Tecnologia, realizado em Joinville – Santa Catarina.

Em entrevista, ele comenta como é exercer a apicultura numa região do Brasil totalmente atípica para a atividade:

Clique e ouça Romeu Misael Nogueira

Romeu destaca como é o trabalho com as abelhas e os cuidados que os apicultores e as pessoas em geral devem ter com o manuseio desse animal:

Clique e ouça Romeu Misael Nogueira

O dia 22 foi escolhido pelos profissionais que lidam com abelhas por ser também comemorado pelos fiéis católicos o Dia de Santa Rita. Ela é tida como a padroeira dos apicultores.

Recentemente a importância das abelhas, e consequentemente do trabalho dos apicultores, foram destaque em todo o país, quando foi noticiado que uso indiscriminado de agrotóxicos em lavouras ameaça a existência delas. Nos últimos meses, mais de 400 milhões de abelhas foram encontradas mortas em estados brasileiros.

A situação ameaça o equilíbrio das áreas de cultivo. A maior parte dos alimentos cultivados depende da polinização. Só que alguns agrotóxicos usados em lavouras estão matando as abelhas e ameaçando o equilíbrio tão importante para todos nós. Setenta e cinco por cento dos alimentos cultivados no mundo dependem das abelhas.

Por Henrique Silva


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: