Capa da Página No Dia Internacional do Deficiente Físico, empresário fala sobre a importância da inclusão no mercado de trabalho - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 19º MIN 28º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

03/12/2019 às 08:59h

No Dia Internacional do Deficiente Físico, empresário fala sobre a importância da inclusão no mercado de trabalho

Facebook

O Dia Internacional do Deficiente Físico é celebrado em 3 de dezembro. Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, esta data tem como objetivo a sensibilização da comunidade para os desafios enfrentados por pessoas com deficiência física.

Um dos principais desafios é a acessibilidade. Criar bons acessos para pessoas com deficiência é tratá-las com a dignidade que eles merecem, incluindo-os na vida social.

Uma pessoa com deficiência física é aquela que possui alterações que comprometem a realização de determinada atividade física. Essas alterações podem existir desde o nascimento ou serem adquiridas durante a vida.

Também é importante destacar que a maioria dos deficientes não consegue entrar no mercado de trabalho, principalmente porque alguns empregadores acreditam que essas pessoas não são capazes de realizar o serviço com eficiência, além de acharem que a construção de um ambiente acessível é bastante cara.

Porém, alguns empresários acreditam no potencial dos deficientes físicos. Em Pará de Minas, por exemplo, uma rede de supermercados emprega muitas pessoas com deficiência e até já foi premiada a nível estadual por esse feito.

Em entrevista ao JC Notícias, Samuel Peixoto, um dos responsáveis pelo supermercado fala sobre o trabalho de inclusão que a empresa faz. Ele destaca a importância da contratação dos deficientes físicos e explica como é este trabalho:

Clique e ouça Samuel Peixoto

Samuel Peixoto fala a respeito do prêmio que a rede de supermercados ganhou no ano passado, devido a inclusão de pessoas com deficiência física e intelectual no mercado de trabalho:

Clique e ouça Samuel Peixoto

Em 2018, a Rede de Supermercados Panelão de Pará de Minas foi um dos destaques da 1ª Edição do Prêmio Empresa Inclusiva para Trabalhadores com Deficiência, criado por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), e que tem por objetivo mapear, valorizar e divulgar as boas práticas de inclusão em Minas Gerais.

De acordo com a Lei 8.213, de 1991, empresas com cem ou mais colaboradores são obrigadas a preencher de 2% a 5% de seus cargos com pessoas com deficiência (PCDs) ou beneficiários reabilitados.

Por Igor Araújo


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: