Capa da Página Exame recém-lançado é capaz de identificar 13 tipos de câncer em menos de duas horas - Saúde - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 15º MIN 28º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Saúde

28/11/2019 às 09:00h

Exame recém-lançado é capaz de identificar 13 tipos de câncer em menos de duas horas

Facebook

A Toshiba acaba de desenvolver uma tecnologia capaz de detectar 13 tipos de câncer a partir de uma única gota de sangue, como anunciou nessa segunda-feira (25). O teste tem 99% de precisão e, a partir de um chip e um pequeno dispositivo, identifica a doença em menos de duas horas, conforme informou a empresa.

O método de diagnóstico foi concebido em conjunto com a Universidade Médica de Tóquio e o Instituto Nacional de Pesquisa de Câncer do Japão. A expectativa é comercializar o procedimento em alguns anos, depois do início de testes, previstos para 2020.

O método pode ser aplicado para tratar o câncer em estágio inicial, segundo o estudo, projetado para examinar os tipos e a concentração de moléculas de microRNA secretadas no sangue pelas células cancerígenas. A Toray Industries Inc. e outras empresas também desenvolveram tecnologias para diagnosticar o câncer usando moléculas de microRNA de uma amostra de sangue.

Conforme declarou o cientista chefe de pesquisa do Laboratório de Pesquisa Frontier da Toshiba, Koji Hashimoto, em comunicado à imprensa, se comparado a métodos de outras empresas, a vantagem está no grau de precisão na detecção do câncer, no tempo necessário para a detecção e no custo. O dispositivo consegue constatar câncer de estômago, esôfago, pulmão, fígado, vias biliares, pâncreas, intestino, ovário, próstata, bexiga e mama, sarcoma e glioma.

A princípio, o exame de sangue usando a tecnologia deve custar 20 mil ienes japoneses, algo em torno de R$ 780. Ainda não há data definida para a entrada do equipamento no mercado.

Fonte: Hoje em Dia

Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: