Capa da Página Igreja Católica celebra a Quarta-feira de Cinzas e inicia período quaresmal - Notícias - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 17º MIN 26º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias

26/02/2020 às 08:09h

Igreja Católica celebra a Quarta-feira de Cinzas e inicia período quaresmal

Facebook

A Quarta-Feira de Cinzas marca a abertura da Quaresma, período de 46 dias que antecede a comemoração da Páscoa. O dia especial é entendido pela Igreja como o início de um período de devoção marcado por orações e jejuns, como parte da penitência que todo cristão deve realizar, segundo os princípios da Igreja Católica.

A Quarta-feira de cinzas ainda encerra o período do Carnaval, quando as pessoas cometem exageros, muitos deles que fogem dos preceitos da Igreja Católica. Nesse cenário, a reportagem do JC Notícias conversou com o pároco da Igreja Matriz de São Francisco de Assis, em Pará de Minas, Padre Hedvan Souza Lucas.

Fotos: JC Notícias

Em entrevista, ele explica como a Quarta-feira de Cinzas é vista pelos católicos e o que esse dia representa para a Igreja:

Clique e ouça Padre Hedvan Souza

Padre Hedvan destaca o sentido das cinzas na Quarta-feira e comenta sobre as penitências comuns de serem feitas pelos católicos durante o período quaresmal:

Clique e ouça Padre Hedvan Souza

As cinzas usadas na imposição são originárias dos ramos que são abençoados e queimados durante o Domingo de Ramos do ano anterior. Durante o sacramento, a autoridade religiosa faz uma cruz com as cinzas na testa da pessoa. Para isso, as cinzas são misturadas com água benta.

A imposição de cinzas surgiu na Igreja Primitiva e foi incorporada como um ritual sacramental da Igreja Católica por volta do século XI.

Por Henrique Silva

Fotos: JC Notícias


Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: