Capa da Página Fique de olho! - Cidadania - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 15º MIN 30º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Cidadania

09/03/2021 às 16:28h

Fique de olho!

Facebook

A expressão “fique de olho” equivale a ficar atento. É como se dissesse a uma pessoa para “pregar os olhos” nalguma coisa de dela zelar. Daí pensei que existem outras expressões que utilizam o olho como forma de construir uma metáfora para vários outros ditados. Tomei nota dos que vieram à minh amente:

Quem tem olho grande é aquela pessoa que deseja mais que suas condições; também indicando pessoa que inveja ou deseja o que é alheio, “fulano está de olho grande no seu carro!”

“Olho vivo’, não significando somente ficar de prontidão, como também denomina o nome do sistema de segurança através de câmeras utilizadas pelos municípios.

Fura olho: como sendo aquela pessoa que lhe dá prejuízo.

Olho clínico, para informar que a pessoa acerta bem. Tem precisão nas coisas que faz.

Olhos de águia, para aquele que enxerga bem.

Olho de gato, como sinónimo de “olhos de lince”, ou seja quem tem realmente uma boa visão, também indica pequenos tijolinhos fluorescentes colocados nas estradas.

Olho gordo, a inveja de uma pessoa; nestes casos recomenda-se ir a uma pessoa que faz a “benção” no formato que nos veio de culturas ancestrais.

Olho nas costas, para aquela pessoa sempre atenta, e que não perde um detalhe sequer das coisas, uma pessoa precavida.

O Olho mágico, atualmente está em desuso pois os interfones os substituíram.

Olho por olho dente por dente, é uma das mais antigas leis do mundo denominada “Lei de Talião”. Ou seja, retribuir na mesma proporção.

Abrir os olhos, também como que ficar atento; sempre quando temos uma pessoa que está sendo traída ou pode ser ludibriada de alguma forma, utilizamos esta expressão.

Custou os olhos da cara: a visão é algo muito importante, e se temos um produto muito caro, fazemos uso desta expressão para dar uma noção do excessivo valor da coisa.

“Olhar Olhos nos olhos”, esta expressão parece redundante (pleonasmo) mas representa a sinceridade a honestidade, geralmente o amor é expresso com declarações feitas com duas pessoas olhando uma a outra fixamente.

Conversa olho no olho, pode ser um chamado a ser verdadeiro. Uma conversa séria onde verdades (até mesmos as mais incômodas podem ser ditas).

Fazer de olhos fechados, significa destreza, habilidade, facilidade na execução de algum ofício. Quando uma pessoa faz algo de olhos fechados indica que ela é exímia naquele ofício.

O mal olhado, assim como o olho gordo é o desejar mal, querer a ruína do outro. Quem recebe estes olhares deve apegar-se a Deus para livrar-se das más energias que acompanham este olhar. Para livrar-se do mal olhado, algumas pessoas usam o olho grego como talismã.

Passar a noite sem pregar os olhos é algo que muitos fazem, seja no trabalho ou no lazer; vale dizer que no momento que deveria estar em repouso dedicou-se a passar a noite acordado.

A expressão “o que os olhos não veem o coração não sente” coloca o olho como a grande lupa do ser humano. Somente o que ele leva ao coração é que nos causará as emoções.

Na obra “O Pegueno Príncipe” encontramos uma citação muito linda: “o essencial é invisível aos olhos”, vale dizer que precisamos menos de coisas materiais e mais de sentimentos bons.

Em tempos de pandemia “o olho da rua” tem sido um destino lamentável pela bancarrota da economia, ou seja, a demissão de tantas pessoas.

Quem tem o olho maior que a barriga, precisa de academia, já que come tudo o que vê e de certo com uns quilinhos a mais por causa da gula que representa esta expressão tão conhecida. Também pode significar pessoa avarenta.

Muitos dizem que estar no olho do furacão é estar numa bagunça, no meio de uma briga, em um pandemônio, pese alguns cientistas dizer que este local no furacão é bem tranquilo.

De comer com os olhos! É assim que elogiamos uma boa comida! Já ser usada para o contrário, dando conta de algo muito bonito mais com pouca utilidade e serve somente para ser vista.

Em terra de cego quem tem olho é rei mostra a importância da visão para aqueles que não a tendo padecem da ajuda dos que zelaram pela visão.

Estar com um olho no peixe outro no gato, nos remete ao zelo de estar fazendo algo diante de um perigo iminente.

O olho de boi foi o primeiro selo do Brasil, hoje muito raro de ser encontrado. Mas assim veio já que seu significado maior é boa sorte.

Espero que tenha pregado o olho neste meu texto, e abra meus olhos para outras expressões que eventualmente eu passei meus olhos e não percebi.

Por Ronaldo Galvão

Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: