Capa da Página Uma selfie no jantar - - Cidadania - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Cidadania

15/03/2024 às 12:56h

Uma selfie no jantar

Facebook

Aconteceram nos dias 8 e 9/3, as gravações do curta-metragem “Uma selfie no jantar”, com roteiro e direção de José Roberto Pereira, codireção de Guto Aeraphe e produção de Carmélia Cândida e da produtora CMK Play. Este trabalho só foi possível, por meio de sua aprovação no edital 01/2023, Lei Paulo Gustavo / Pará de Minas. No elenco, comediantes de peso no cenário mineiro como Carlos Nunes e Kayete Fernandes e os atores pará-minenses Nina Oliveira, Carmélia Cândida e José Roberto Pereira. Uma bela casa, situada no bairro de São José, em terras patafufas, serviu de cenário, imprimindo certa atemporalidade ao filme.
A participação de artistas convidados de outras cidades teve como intuito promover um intercâmbio de conhecimentos e uma troca de saberes entre artistas locais, de Itaúna e de Belo Horizonte nas áreas da comédia e do cinema, além de disponibilizar esta experiência para o público, por meio da exibição do produto final.

“Uma selfie no jantar”, conta a história de dois irmãos que se isolaram do resto família e da sociedade e encontraram na culinária um tempero seguro para suas manias e um menu elegante de práticas de boa etiqueta entre eles. A visita de uma terceira irmã com seu marido quebrará esta insonsa rotina e a mais essencial das regras da etiqueta. O que deveria ser um jantar de reaproximação mostra-se um caldeirão fumegante de manias e hábitos inconvenientes que poderão culminar em uma panela de pressão prestes a explodir. Posto o jantar à mesa, como serão servidas as regras de etiqueta?

Ainda sobre a trama, Antônia e Fabiano são irmãos gêmeos na casa dos 60 anos, solteiros, sem filhos, e vivem sozinhos na residência que havia sido dos pais deles. São cheios de manias, agem influenciados pela educação rígida que tiveram, prezam por bons hábitos e não suportam comportamentos que consideram pouco educados (quase chegam a ter Transtorno Obsessivo Compulsivo – TOC). Por causa disso, são pouco sociáveis, raramente recebem visita e ambos têm gosto pela culinária mais elaborada. A prática diária faz deles cozinheiros refinados.

Devido a um problema familiar no passado e por serem considerados de difícil convivência, mantêm uma relação distante com o restante da família. No entanto, a morte de um tio idoso e a necessidade de cuidar da tia sobrevivente, também idosa, Tia Fiinha, fez com que fosse necessária a reaproximação entre eles e Celma, a única irmã que mora na mesma cidade que eles. Nesse contexto, é marcado um jantar na casa dos dois para receber Celma e o marido. Porém, o casal leva sua filha adolescente sem avisar aos anfitriões, quebrando uma das principais regras básicas de etiqueta para os irmãos.

Desde que marcam a recepção, Antônia e Fabiano ficaram nervosos e inseguros porque irão recebê-los, após tanto tempo e sabem que terão dificuldades. Esmeram-se nos preparativos. Na noite do jantar, o reencontro se torna uma sucessão de acontecimentos inusitados. Fabiano e Antônia, incomodados com mais uma presença com que não contavam, têm dificuldade de conter suas manias e de se controlarem diante da espontaneidade das visitas. Sem perceber, passam a dar aulas de bons modos e etiqueta à mesa, deixando os convidados, que estão famintos, perplexos e em dúvida se realmente chegará o momento de comer ou se o jantar será apreciativo. E para piorar a situação um telefona inusitado azeda de vez o apetitoso jantar.

O lançamento do curta “Uma selfie no jantar” está previsto para os meados de abril, próximo, e terá exibição gratuita para os interessados em algumas plataformas digitais. Na ocasião serão divulgados os endereços eletrônicos para serem acessados.
Estão Servidos?

Por José Roberto Pereira

Fotos: Registros da Gravação do Projeto "Uma selfie no jantar" - José Roberto Pereira

Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: