Capa da Página Arte de Brincar - Cultura - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Cultura

06/10/2023 às 07:11h

Arte de Brincar

Facebook

É muito louvável quando alguém consegue tirar uma ideia do papel e concretizá-la. Foi o que aconteceu com Gestor de Empresa, Leonardo Lara, que teve uma ideia de fazer um evento que envolvesse crianças e pais. Impulsionado por esta motivação de Lara, nasceu o I Festival Arte de Brincar, apresentado pela distribuidora de brinquedos Ludolica. O evento, que tem entrada gratuita em todas as apresentações, fortalece o processo de imersão em atividades lúdicas, na arte e na cultura, pilares importantes na formação da identidade de um povo.

JRP – Como surgiu a ideia de fazer um festival de teatro para criança?

LL - O propósito do festival surgiu da ideia de valorizar o que há de mais sagrado nos dias atuais: a família e a união das pessoas. Tem também a intenção de manter as pessoas, por alguns momentos, longe das telas e das distrações digitais. Será um resgate às brincadeiras de infância. Idealizei um evento que pudesse despertar em todo público a verdadeira arte de brincar, associado à data especial do dia das crianças.

JRP – O nome do festival é uma graça “Arte de Brincar”. Na sua opinião as crianças, ultimamente, têm brincado bem menos do que deveriam? E o que os pais podem fazer para ajudá-las a trilhar um caminho mais lúdico?

LL - A criação do nome deste Festival foi mérito da equipe de marketing envolvida. E tem tudo a ver com o propósito e desfecho do projeto... O nome já diz tudo: A Arte de Brincar. Hoje em dia as crianças estão cada vez mais dependentes das telas dos celulares e tevês, focados nos digitais como entretenimento. Com a oferta abundante destes mecanismos, os brinquedos lúdicos, criativos e educativos vão se tornando escassos. As brincadeiras vão se dissipando e a essência criativa do ser criança vai se fechando. Quando se dá oportunidade e instiga as crianças a brincar, elas resgatam sua essência e se soltam nas brincadeiras com muita sabedoria e brilho nos olhos. Os pais como responsáveis pela educação dos filhos, devem assumir seus papeis e ofertar brinquedos verdadeiros, o que não significa brinquedos caros. Há um paradigma no que diz respeito preço e valor, e quem se permite sabe muito bem que as crianças não precisam ter os brinquedos mais caros. Por vezes, sentar no chão e construir um castelo de barro é o essencial. Estar presente e se fazer “o” presente de suas crianças é o melhor caminho para despertar a criatividade e criar momentos inesquecíveis na vida da família.

JRP – Como foi esta experiência de produzir um festival de teatro, convidar grupos, conversar com os patrocinadores?

LL - A idealização do Festival foi encantadora. Confesso que selecionei pessoas que pudessem trocar ideias, afim de que essa troca fosse positiva, que as críticas fossem construtivas, por isto busquei pessoas do bem, que de alguma forma querem fazer o bem. A próxima fase foi contactar os grupos teatrais, o qual recebi grandes ensinamentos de todos os membros dos grupos. Todos me acolheram com paciência e compraram a ideia do evento social, atrelando de imediato a Arte de Brincar. Só tenho a agradecer a todos que me ajudaram a desenhar o Festival. Quanto aos patrocinadores, eu brinco que uma mão invisível e superior me ligou a cada um, me iluminou para convidar cada pessoa e empresas, escolhidas a dedo, pela representatividade de suas pessoas. Foi muito gratificante e emocionante receber o “aceite” de cada um. Cada qual, com o mesmo propósito de fazer o bem ao próximo. Pessoas/Empresas que pensam diferentes.

JRP – Quais são os objetivos com este primeiro festival?

LL- Além de despertar a Arte de Brincar, buscamos fazer algo diferente, algo que deixasse uma lembrança marcante, além dos doces, balas, pirulitos, dos brinquedos e presentes. Um momento capaz de promover a interação entre pais e filhos, entre família, um convite para que possamos resgatar nossa criança interior e nos permitir dar boas gargalhadas com os belos espetáculos. O festival criou asas e abraçou vários outros projetos, inclusive com meio ambiente, atrelado à Ama Pangeia.

JRP – Deixe uma mensagem para as crianças e um agradecimento aos apoiadores deste evento importante e oportuno para os dias atuais.

LL- Crianças: Sejam vocês sempre! Jamais permitam que um adulto ou uma sociedade lhes roubem esta identidade de ser criança. Aos apoiadores: Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida, Prefeitura de Pará de Minas (concessão do espaço), na representatividade, Isabel Faria, fez de todo o possível para isto tudo acontecer. Iasmin Silva, Leonardo Lacomb, Lucas Marques, gratidão eterna, vocês deram vida, identidade e cores ao festival. Aos patrocinadores: Quatree, Panelão, Oliveira Machado, Animal Hospital Veterinário, Espacial FM, Qualyes, Moto Star, Escola Estação do Saber, Academia You e Scala Seguros. Obrigado por acreditar em mim, acreditar no projeto e fazer um mundo melhor. Vocês são responsáveis por tudo isto sair do papel.

***

Leonardo, muito obrigado pela entrevista. Parabenizo você, todas as pessoas envolvidas na realização deste evento e, sobretudo, aos patrocinadores, pois sem eles seria mais difícil a concretização do Festival Arte de Brincar.

Por Jose Roberto

Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: