Capa da Página Cidade de SP tem céu alaranjado e nublado nesta sexta por causa da fumaça de incêndios no Pantanal - Destaques - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 20º MIN 30º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Destaques

19/09/2020 às 08:30h

Cidade de SP tem céu alaranjado e nublado nesta sexta por causa da fumaça de incêndios no Pantanal

Facebook

A cidade de São Paulo amanheceu com céu nublado e alaranjado nesta sexta-feira (18). O fenômeno ocorreu porque a fumaça das queimadas e incêndios florestais da região Centro-Oeste do país chegou até o estado e se misturou com a nebulosidade, informou o Climatempo.

Ao longo do dia, principalmente no fim da tarde, o céu voltou a ficar alaranjado e nublado. Em alguns pontos da cidade, o céu ficou mais escuro.

A "chuva escura" pode ocorrer até este domingo (20) e a água coletada pode ser acinzentada, em função do acúmulo de poluentes.Uma mudança na direção do vento diminui a concentração de poluentes e permite que, a partir de segunda-feira (21), a fumaça saia do estado de São Paulo.

Além de São Paulo, é possível que a camada de fumaça encubra também áreas do centro-sul do Rio de Janeiro, incluindo a capital, e do centro-sul de Minas Gerais. Nesta quinta-feira (17), Santa Catarina registrou chuva contaminada por causa de partículas de fumaça provenientes dos incêndios no Pantanal.

No caso de São Paulo, a fuligem deve ser originária não apenas do fogo que atinge o Pantanal, mas também das queimadas que ocorrem no interior do estado, explica Alexandre Galvão, meteorologista do Climatempo.

Neste ano, os focos de incêndio em SP mais do que dobraram, em comparação com 2019. O aumento ocorreu especialmente nos meses de agosto e setembro.

A expectativa é a de que uma frente fria vinda do Sul do país chegue ao estado de São Paulo na sexta-feira (18), trazendo possibilidade de chuva para o fim da tarde. Há previsão de chuva também para a tarde de sábado (19) e para todo o domingo (20), quando as temperaturas devem cair e as pancadas devem ser mais fortes.

Fonte: G1

Foto: ANDRE LUCAS/ESTADÃO

Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: