Capa da Página Doses da vacina contra Covid-19 devem ter preço máximo de 40 dólares, defende grupo internacional que negociará o produto - Destaques - JC Notícias Capa da Página

Icone previsão PARÁ DE MINAS - 11º MIN 26º MAX

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Destaques

28/07/2020 às 09:00h

Doses da vacina contra Covid-19 devem ter preço máximo de 40 dólares, defende grupo internacional que negociará o produto

Facebook

Os coordenadores da Covax, grupo internacional que negociará diretamente com os produtores da vacina contra a Covid-19, afirmaram nesta segunda-feira (27) que o objetivo é conseguir com que as doses sejam comercializadas por um valor máximo de 40 dólares aos países membros do grupo.

Segundo a agência de notícias Reuters, Seth Berkley, executivo-chefe da aliança de vacinas Gavi e colíder da Covax, disse que o grupo ainda não definiu um preço específico a ser negociado.

O colider da Covax também rejeitou comentários feitos por fontes da União Europeia que afirmaram que a Covax, além de ser um mecanismo lento, trabalharia com o preço de 40 dólares, e não menor. Segundo o comentário feito por dois membros da UE na semana passada, o próprio bloco europeu estaria conversando com farmacêuticas para conseguir vacinas por menos de US$ 40.

Berkley afirmou que representantes da Covax sugeriram "uma variedade de preços diferentes" em uma apresentação a autoridades da UE. "E este (40 dólares) foi o preço máximo na faixa para países de alta renda, ao invés de um preço definido", disse ele à Reuters.

De acordo com o executivo, a maioria das vacinas ainda se encontra em um estágio de testes tão precoce que é cedo demais para saber qual será o preço final.

Ele disse que as perguntas sobre qual tecnologia pode ser mais eficaz, se as vacinas serão de dose única ou dupla e qual pode ser a produção das instalações de fabricação ainda não têm resposta e que todas influenciarão o preço final da vacina.

Berkley disse que a Covax e vários outros mecanismos também estão incluindo um "bônus de velocidade" no custo das vacinas contra Covid-19 que incentiva as empresas a fabricarem milhões de doses às cegas, mesmo antes de saberem se suas candidatas a vacina funcionam. "Vemos isso como sendo 15% ou 20% do que o custo será", estimou.

Covax
A Covax é um esforço coletivo de vários países coliderado pela Gavi, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Coalizão para as Inovações de Prontidão Epidêmica (Cepi). O grupo atua para acelerar o desenvolvimento, produção e distribuição de futuras vacinas contra o coronavírus.

No início deste mês, a Gavi disse que mais de 75 países expressaram interesse em ingressar na Covax, entre eles, o Brasil e os Estados Unidos.

Quando houver uma vacina eficiente, a Covax negociará em nome dos países-membros diretamente com os produtores para garantir que o preço e a distribuição das doses sejam feitos de maneira justa.

Seu objetivo é garantir e distribuir suprimentos de 2 bilhões de doses em nações que se filiarem até o final de 2021.

Fonte: G1

Foto:  Zhang Yuwei/Xinhua via AP

Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: